No mercado há diversos tipos de tinta, e por isso, às vezes não é fácil escolher a ideal para a decoração do seu lar. Veja a seguir quais são as mais procuradas no mercado e qual o uso mais adequado para cada uma.
Tipos de Tinta
Tinta Látex PVA
Indicada para superfícies de baixa exposição (paredes internas e áreas secas), deve ser evitada nas áreas expostas à condições climáticas intensas, como chuvas e tempestades. Não é ideal o uso em áreas molhadas, porque sua limpeza é feita apenas com um pano úmido. Essa tinta é solúvel em água e seca rapidamente.
Tinta Acrílica
Similar ao látex, essa opção nos tipos de tinta, também é solúvel em água e seca rapidamente. Entretanto, a tinta acrílica é superior, pois tem uma carga maior de resinas em sua composição, o que é perceptível pela resistência às condições climáticas e lavagens que pode sofrer frequentemente. Possui grande nível de impermeabilidade, ideal para ambientes externos e áreas molhadas, como lavabo e cozinha.
Tinta Epóxi
A tinta epóxi tem maior resistência à abrasão, como desgaste por fricção e raspagem. Ela é ideal para ambientes com grande fluxo de pessoas, pois consegue suportar lavagens frequentes. Sua apropriação combina muito bem com pisos de cozinha, áreas de serviço, caixas d’água, máquinas, paredes de concreto, tubulações e estruturas metálicas. Sua versão sintética não é solúvel em água, ela só consegue ser diluída utilizando solventes específicos e catalizadores. É recomendado que apenas profissionais especializados apliquem esta tinta para evitar riscos.
Tipos de Acabamento
Acabamento Fosco
O acabamento fosco é uma ótima alternativa para aqueles que não gostam do brilho e pretendem disfarçar defeitos de acabamento e irregularidades que as paredes e tetos possam ter. A qualidade da tinta interfere diretamente no resultado. Quanto melhor ela for, menos demãos e tempo entre elas serão necessários, além de ter maior rendimento, cobertura e resistência em comparação com a standard e a econômica. Além disso, nas tonalidades mais escuras ela pode ser utilizada como uma lousa.
Econômico x Standard x Premium
Verifique em qual área a tinta será aplicada. Na parte interna, pode ser utilizado um produto premium, standard ou econômico. Para ambientes de grande circulação ou frequentados por crianças e animais de estimação, a tinta que possui maior durabilidade é opção mais viável.
Em áreas com menor fluxo de pessoas, a tinta econômica pode ser aplicada. Já nos ambientes externos, é preciso ficar atento ao acúmulo de sujeira e desgaste causados pelas condições climáticas. Para estas situações, invista em produtos como os acrílicos premium e os látex premium ou standard.
Verniz X Stain
Elementos fundamentais na arquitetura e na decoração, as madeiras requerem produtos específicos, como vernizes, stains e esmaltes. Um fator primordial na hora de escolher um acabamento é saber qual a finalidade e o que se espera de seu desempenho para definir as necessidades decorativas. Vernizes e stains são os mais usados em portas, janelas, móveis de jardim, pergolados e decks.
Apesar de ambos protegerem a madeira, eles agem de formas diferentes. O verniz é um acabamento de poro fechado, ou seja, cria uma película de proteção e pode alterar os veios da madeira, o que acarreta no trincamento do móvel com o tempo, além de mudar sua aparência.
O stain pelo contrário, mantém a imagem do móvel muito próxima da original, porque ele apenas impregna na madeira protegendo-a do sol, da chuva e de fungos. O produto facilita também no momento da sua reaplicação, já que não precisa de remoção. Para reaplicar, basta fazer uma limpeza superficial retirando as partículas de poeira e aplicar a nova tintura.
Esmalte
O esmalte, como dito anteriormente, pode ser utilizado nas madeiras. Além delas, metais ferrosos, PVC, alumínio e galvanizados (de ambientes tanto internos quanto externos) também podem receber a aplicação. É encontrado em diversas opções de cores e acabamentos, como fosco, acetinado e brilhante. Em sua versão sem cheiro, o produto seca rapidamente.
Acabamento acetinado
Com excelente resistência à lavagens e condições climáticas, o acabamento acetinado oferece um toque suave de brilho e um intermédio entre o fosco e semibrilho. Sua indicação é para paredes, rodapés e portas. A limpeza pode ser realizada com um pano úmido.
Acabamento semibrilho
O acabamento semibrilho proporciona uma alta impermeabilidade e é ideal para áreas externas, apesar de não ser descartado o uso em ambientes internos. O importante é que a superfície esteja bem acabada e nivelada, pois dependendo dos tipos de tinta utilizadas, podem ressaltar as irregularidades.
Entendeu mais sobre os tipos de tinta?
Escolher a melhor opção entre os tipos de tinta é o primeiro passo para garantir um resultado bonito, durável e que atenda às suas necessidades. Com o conhecimento adquirido neste guia, você está pronto para mergulhar no mundo das cores e transformar seus ambientes!
Tenha em mente que não há uma tinta universal indicada para todos os ambientes. Assim, é preciso conhecer as características dos tipos de tinta para fazer a compra corretamente, pensando também na superfície e locais a serem pintados. Solte a imaginação, escolha a tinta ideal e mãos à obra!
-> Também não deixe de ler nosso conteúdo sobre decoração para casa minimalista!
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.