Notebook para edição de vídeo: como escolher o modelo ideal

Quem trabalha nessa área sabe: o notebook para edição de vídeo não pode ser qualquer um – algumas características mais “poderosas” são essenciais para se realizar essa atividade com eficiência, sem pintar aquela vontade de jogar o computador na parede.

Se você vai entrar no mundo do audiovisual ou está pensando em renovar a sua máquina, precisa conferir nossas dicas do que priorizar na hora de escolher um modelo ideal.

Configurações essenciais de notebook para edição de vídeo

Vamos partir do princípio: para editar vídeos com agilidade, sem aquelas travadas na hora de renderizar, a sua máquina precisa ter configurações robustas. Nesse caso, inclusive, elas nem podem ser consideradas algo especial – e sim, o mínimo. Veja algumas configurações que compõem um bom notebook para edição de vídeo:

  • Memória RAM: no mínimo 8GB;
  • Processador: Intel Core i5 ou i7;
  • HD: no mínimo 1TB.

Dessa forma, você consegue executar as tarefas com velocidade e segurança, sem correr o risco de acabar perdendo todo o trabalho ao exportar um vídeo. Além disso, você ainda tem bastante espaço para armazenar diversos arquivos (que, geralmente, são bastante pesados).

Aliás, com um notebook assim, você pode utilizar diversos softwares simultaneamente. Isso é bem comum ao editar vídeos, pois a atividade geralmente envolve, também, a edição de imagens.

Porém, só isso não basta para você conseguir utilizar um software de edição profissional. Também é necessário que as características gráficas do computador estejam à altura da tarefa.

Portanto, é fundamental que a máquina tenha uma placa de vídeo dedicada e tela com resolução, no mínimo, Full HD (1920 x 1080 pixels), assegurando assim imagens e cores com muita qualidade e nitidez.

Aqui é importante ter atenção, também, com a memória RAM da placa de vídeo e a sua capacidade de processamento. Modelos acessíveis e eficientes são aqueles de marcas conhecidas desse segmento, como AMD (R7 265M) e NVIDIA (GeForce GT 830M).

Recursos extras

Outros pontos importantes em um notebook pensado para edição de vídeos são as suas conexões. Além do WiFi, claro, também é indicado que a máquina tenha entradas HDMI (utilizar múltiplas telas pode ajudar muito nesse tipo de atividade), USB para conexão de periféricos e leitor de cartões de memória.

Software de edição

Mas de nada adianta uma máquina poderosa se você não contar com um software que dê conta do recado – e aqui a disputa é bastante acirrada. Muitas pessoas preferem o Final Cut (FC), programa de edição exclusivo de produtos Apple, justamente porque os computadores da empresa, como o MacBook Pro, estão entre os modelos mais indicados para edição de vídeos.

No entanto, você não precisa obrigatoriamente comprar um Mac – que conta com preços mais altos – nem utilizar o FC. Há, sim, outras opções de qualidade no mercado, como o Adobe Premiere e o Sony Vegas, por exemplo.

Aqui, acima de tudo, o que pesa na escolha é realmente uma questão de preferência e gosto pessoal mesmo. Opte pelo software que melhor se encaixa com o seu estilo de trabalhar e tenha recursos que, para você, precisam fundamentalmente ser acima da média.

Onde pesquisar e comprar?

Se você está na dúvida sobre lojas para pesquisar preços e comprar seu novo notebook, não se preocupe! Separamos algumas lojas super confiáveis para que sua experiência seja a melhor possível. Olha só:

  • Multisom: tem uma grande variedade de notebooks, desde modelos mais simples até máquinas poderosas;
  • Schumann: possui opções de notebooks de marcas renomadas, como Apple e Samsung.

Deixe um comentário

Share via
Copy link