Para quem não conhece, o jejum intermitente é uma estratégia recorrente e que gera muitas dúvidas sobre sua aplicação. Em primeiro lugar, para ficar bem claro: não se trata de uma dieta! O jejum intermitente é, na verdade, um padrão de alimentação. É uma forma de organizar suas refeições para que você possa aproveitar o máximo delas.
Não se trata do que você come, mas quando você come. Neste método, a ideia é passar mais de doze horas diárias (contando o sono) sem ingerir alimentos, pulando uma refeição. Embora pareça uma ideia extremamente maluca, a forma como é aplicada é simples e os resultados são bastante conhecidos.
Agora é hora de saber tudo sobre o funcionamento e os benefícios do jejum intermitente, até porque o verão está chegando e você vai poder pesar os prós e os contras dessa dieta!
Por que utilizar o método do jejum intermitente?
Vamos lá, o jejum intermitente é uma ótima forma de perder gordura sem recorrer a dietas exageradas. Na verdade, a principal função do jejum intermitente é, justamente, perder gordura sem perder massa magra.
Além disso, é uma estratégia simples que requer um esforço menor para ser seguida. Isso é especialmente maravilhoso para quem tem sérias dificuldades de seguir as dietas que são propostas pelos nutricionistas.
Como funciona o jejum intermitente?
Para entender como o jejum intermitente leva à perda de gordura, é preciso compreender a diferença de um corpo alimentado e de um jejum.
O corpo está no estado “alimentado” quando está digerindo e absorvendo nutrientes. Em geral, este estado dura entre três e cinco horas após a refeição. Neste estágio os níveis de insulina são altos, tornando a queima das indesejáveis gordurinhas razoavelmente difícil.
Depois desse período, o corpo entra em uma nova fase em que não absorve nutrientes. Este estado dura até oito ou 12 horas depois da refeição. E é após esse intervalo que ocorre o início do estado de jejum. Neste momento, os níveis de insulina no sangue são mais baixos, tornando a queima de gordura mais rápida e eficiente!
É neste período que o jejum intermitente atinge o ápice do seu potencial de queima de gordura. Para isso, não é necessário adotar uma nova dieta.
Benefícios do jejum intermitente
Além da queima de gorduras, claro, o jejum intermitente oferece uma série de benefícios adicionais para seus adeptos.
Praticidade
Para começar: ele torna o dia mais simples! A maioria das dietas para perder peso está diretamente relacionada a manter uma alimentação complexa e constante. Basicamente, você tem uma rotina a seguir. No caso do jejum intermitente, trata-se de simplicidade.
Basicamente, a dieta reduz uma grande refeição diária. Isso a torna mais rápida e prática, sem prejudicar o organismo. Trata-se de menos uma refeição para preparar, planejar e se preocupar, ou seja, além de emagrecer você acaba liberando tempo para fazer outras coisas.
Facilidade de execução
Um conhecido médico dos EUA, chamado Michael Eades, cunhou algo muito interessante sobre dietas. Toda dieta é fácil de entender e planejar – a parte difícil começa com a execução.
Se você não captou a mensagem, vou explicar. Significa é que o problema das dietas não está no planejamento ou nos alimentos escolhidos. Elas não falham no plano nutricional. Elas falham no plano comportamental! Nós temos uma grande dificuldade de seguir planejamentos que mudam nossos hábitos em pequenas coisas. A grande vantagem do jejum intermitente é que sua execução é super tranquila e mega fácil de compreender.
Você simplesmente não irá comer nada durante determinado período do dia. Não há meio termo. Não há “apenas um pedacinho para experimentar”, nem a recompensa do final de semana, viu? Ou você segue a estratégia, ou não segue. O autocontrole, nesse caso, é fundamental. Isso torna o jejum intermitente ideal para quem tem dificuldades de adaptar seu comportamento, mas precisa perder alguns quilinhos.
Curtiu essa dica maravilhosa para chegar no verão ainda mais bonita? Então aproveita e compartilha com as amigas que essa estação promete! E se você quer mais algumas ideias, confere nossos posts sobre emagrecimento.
Uma paulista, estudante de moda, muito antenada e que ama o verão, o sol e a praia. Tem interesses culturais, não vive sem música, não sai de casa sem maquiagem, escrever é sua paixão e cuidar do corpo é seu hobby! Uma canceriana que acredita no amor e no romantismo. Prazer, sou Anna Luiza, blogueira e personal stylist!