Quem nunca sonhou em ter a casa própria? Aquele cantinho especial para chamar de seu, para construir uma família, criar memórias e ter seu próprio refúgio. Sabemos que conquistar esse sonho exige planejamento e recursos financeiros. Pensando nisso, o Governo Federal criou o financiamento FGTS, facilitando o acesso à casa própria para o trabalhador brasileiro.
Oferecido por dois órgãos ligados ao governo federal (o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal), o financiamento especial para quem conta com FGTS – o chamado financiamento pró-cotista – apresenta diversas vantagens, como juros mais baixos e valor de financiamento maior. Graças a isso, muitas pessoas conseguem realizar o sonho de adquirir um imóvel e ter sua própria casa. Saiba como funciona esse tipo de funcionamento FGTS e quais suas principais vantagens!
O que é o Financiamento FGTS?
O financiamento FGTS é uma modalidade de financiamento imobiliário que permite ao trabalhador utilizar o saldo do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar entrada, amortizar parte do financiamento ou reduzir o valor das parcelas mensais.
Criado para garantir ao trabalhador uma reserva financeira em caso de demissão sem justa causa. Todo empregador com carteira assinada deve depositar mensalmente 8% do salário do funcionário na conta vinculada do FGTS.
Como funciona o financiamento FGTS
Qualquer pessoa que tenha no mínimo 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS tem direito a esse tipo de financiamento especial. Esses 3 anos podem ser consecutivos ou não, e também podem ser em empresas diferentes. Além disso, quem estiver com a conta FGTS inativa também tem direito de usufruir dos benefícios do financiamento pró-cotista, desde que conte com pelo menos 10% do valor do imóvel em sua conta.
O FGTS pode ser utilizado em diferentes modalidades, como:
- a cada 3 anos na aquisição, como valor de entrada;
- a cada 2 anos na amortização das parcelas;
- a cada 12 meses no pagamento de parte das parcelas.
É possível ainda, por exemplo, utilizar o FGTS para dar a entrada do imóvel e logo em seguida utilizá-lo na amortização das parcelas ou no parcelamento. Isso porque o tempo de espera citado acima só vale para a mesma modalidade, sendo possível utilizar mais de uma simultaneamente. No entanto, é importante ressaltar que quem já possui um imóvel ou um financiamento na linha pró-cotista não tem direito ao financiamento – você confere outras condições mais abaixo.
Vantagens do financiamento FGTS
Dentre as vantagens do financiamento com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), podemos destacar:
- juros mais baixos e a porcentagem de financiamento maior. Em média, o juro de financiamento habitacional tradicional é de 9,90%, já os pró-cotistas têm um juro de 8,75%.
- é possível financiar até 85% do valor do imóvel (ou, no máximo, o valor de R$ 750 mil). Vale lembrar que o valor mínimo do imóvel aceito nessa modalidade é de R$ 220 mil.
- o saldo do FGTS pode ser utilizado como parte da entrada do financiamento, facilitando a aquisição do imóvel para quem não possui um alto valor inicial disponível.
Condições de uso do financiamento
Assim como em todos os financiamentos, existem condições de uso para usufruir do financiamento FGTS. Além de ser necessário contar com 3 anos de trabalho sob o regime FGTS, consecutivos ou não, é importante:
- Não possuir imóvel, ou seja, não ser proprietário ou futuro comprador de algum imóvel residencial localizado na região metropolitana do local onde fica o imóvel que se deseja financiar;
- Não ser titular de outro financiamento ativo em território nacional, concedido pelo Sistema de Financeiro de Habitação.
Como conseguir um financiamento
Quem tem interesse de financiar um imóvel através da modalidade pró-cotista precisa entrar em contato com os dois bancos que viabilizam esse serviço: o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. O senso comum é acharmos que apenas a Caixa pode realizar financiamentos, mas como o Banco do Brasil também é estatal, ele pode financiar imóveis para pró-cotistas.
Atualmente, é até mesmo mais indicado realizar esse processo através do Banco do Brasil, já que a Caixa tem sofrido com falta de recursos, o que dificulta que o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) aprove novos financiamentos para pessoas físicas que querem usar o seu FGTS. Por isso, no momento é mais fácil e prudente realizar o seu financiamento na modalidade pró-cotista através do Banco do Brasil. Outra vantagem do financiamento com o Banco do Brasil é a possibilidade de financiar até 90% do valor do imóvel
Para mais informações, acesse a aba sobre FGTS ou acesse os sites da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e saiba mais sobre como utilizar esse benefício para a aquisição da casa própria.
Também, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre como escolher casa ou apartamento!
Gerente de Mídia na Paim United Creators, com 9 anos de experiência em planejamento e gerenciamento de mídia para clientes como Renner BR e Ensino Einstein. Profissional versátil, já atuou como Analista de Links Patrocinados e Web Writer na Mateada e Senior Media Analyst na Cadastra.