O engate de reboque permite que veículo consiga carregar mais carga do que o seu próprio peso. Esse recurso pode ser muito útil para diversas situações, seja ao precisar puxar um outro carro ou ainda ao transportar Jet Skis e motocicletas, por exemplo.
Existem diversos modelos, que são indicados para determinada capacidade de carga (100, 200 ou 300 quilos e assim por diante) e para cada modelo de carro (rebocador). São várias cores e acabamentos que a peça pode ter, mas o importante é você estar atento às especificações mais técnicas do engate de rebote.
Cuidados ao escolher o seu engate de reboque
Você deve cuidar o peso que o seu carro consegue suportar, assim como o engate. Deve-se somar a tara do reboque com sua capacidade (o que será carregado). O peso total deve estar dentro do que o reboque e o seu carro têm capacidade de carregar.
Outro ponto importante é verificar se o engate de reboque tem a tomada elétrica, com travamento de segurança, para que o sistema de iluminação de segurança e posicionamento do reboque funcionem de acordo com a do veículo. Fique atento também se o engate possui ponto para fixação da corrente de segurança do reboque.
Veja os aspectos do engate da imagem acima, por exemplo: a bola é maciça; do lado esquerdo, a tomada elétrica está ao abrir a tampa do dispositivo; do lado direito, alça para o uso da corrente de segurança.
Fique atento ao que diz a legislação
Assim como muitos acessórios automotivos, o engate tem uma legislação que prevê condições e regulamenta seu uso correto. A resolução 197, de 31 de Julho de 2006, e a resolução 234 determinam que somente automóveis com até 3.500 kg (de peso total bruto) podem utilizar o engate de reboque, para garantir que o carro tenha a tração (força) necessária. Além disso, o acessório só pode ser instalado se no manual do fabricante ou importador informar a real capacidade de reboque do veículo.
Existem outras características às quais você deve se manter atento para escolher o engate de reboque correto para seu carro:
- a esfera tem que ser maciça, apropriada para reboque;
- o fabricante deve ser devidamente registrado no INMETRO, respeitando as pontuações do órgão em relação ao produto;
- não ter pontas ou superfícies cortantes, nem instrumentos de iluminação;
- o engate deve ser parafusado na estrutura do carro;
- o acessório deve conter uma plaqueta inviolável e visível, com nome empresarial do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo INMETRO, indicação da capacidade máxima de tração (CMT), modelo do veículo ao qual se destina.
Esse são todos os cuidados que você deve ter, se mantendo atento para que o fabricante e o produto atendam às exigências do INMETRO e da legislação. Para finalizar, a instalação deve ser feita por um profissional para garantir a aplicação correta e a segurança durante o reboque.
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.