Documentos para comprar apartamento: Confira a lista

Realizar a compra de um imóvel é um sonho na vida de qualquer pessoa. Mas para realizar esse sonho, além de muito planejamento financeiro, é preciso estar atento para a papelada que envolve o processo de aquisição. Afinal, é esses documentos para comprar apartamento que garantirá a segurança de toda a operação, tanto para você, comprador, quanto para quem vende!

Pode parecer chato, mas separar os documentos para comprar apartamento certos vai te poupar de dores de cabeça lá na frente e garantir que a negociação seja tranquila e segura. Portanto, se você já se decidiu por um apartamento pronto para morar ou na planta, veja alguns documentos para comprar apartamento necessários para fechar o negócio!

Documentos para comprar apartamento

A primeira coisa que você precisa saber antes de sair reunindo a papelada é que a documentação varia de acordo com a forma de compra. Por exemplo, se você optar por fazer um financiamento imobiliário com banco, financiar seu apartamento com uma construtora ou ainda negociar diretamente com o proprietário, alguns documentos podem ser diferentes.

Mas, de forma geral, são necessários os seguintes documentos para comprar apartamento:

Documentos do comprador

Para dar início à negociação, você precisará apresentar alguns documentos básicos de identificação, além de comprovantes de rendimentos para garantir que consegue arcar com o pagamento. São eles:

  • RG e CPF;
  • comprovante de residência;
  • certidão de Nascimento ou Casamento;
  • comprovante de renda (três últimas folhas de pagamento ou extratos bancários);
  • para quem vai utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na compra, são necessários: extrato do FGTS, autorização para o saque, carteira de trabalho e carta do empregador.

Documentos do vendedor

Se você estiver comprando um apartamento direto do proprietário, com mediação de uma imobiliária, existem alguns documentos que são necessários para garantir a sua segurança. Em geral, servem para verificar se não há impedimentos legais para a venda do imóvel, como por exemplo:

  • RG e CPF;
  • certidão de casamento ou união estável com regime de bens (caso o imóvel seja do casal, é necessária a documentação de ambos);
  • certidão negativa de protestos;
  • certidão negativa de ações cíveis e criminais;
  • certidão negativa de execuções fiscais estadual e municipal;
  • certidão negativa de quitação de tributos federais;
  • certidão negativa de quitação de ações trabalhistas;
  • certidão negativa de quitação de interdição, tutela e curatela.

Documentos do imóvel

Também é preciso reunir documentos que comprovem que o imóvel está em condições de ser vendido, se foi construído de forma legal e se não há nenhuma irregularidade ou pendência. A documentação básica do apartamento envolve:

  • matrícula atualizada com certidão de ônus reais (expedida pelo serviço de Registro de Imóveis);
  • certidão de situação fiscal/IPTU (documento que indica a presença ou não de eventuais dívidas municipais);
  • “Habite-se” (certidão cuja função é atestar que o apartamento possui as condições exigidas para que seja habitado);
  • declaração de inexistência de débitos condominiais;
  • escritura do Imóvel.

Dicas para reunião da documentação

Separar a papelada pode parecer uma tarefa chata, mas organização é essencial para agilizar o processo de compra do seu apartamento. Veja algumas dicas para deixar tudo arrumadinho:

  • Faça uma pasta exclusiva: Tenha uma pasta física ou digital identificada como “Documentação Apartamento” para reunir todos os seus documentos e do imóvel.
  • Cópias atualizadas: Verifique a data de validade dos documentos e providencie cópias atualizadas sempre que necessário.
  • Organize por categoria: Separe os seus documentos pessoais da documentação do imóvel para facilitar a consulta.
  • Não envie documentos originais: Por segurança, evite enviar originais. Cópias autenticadas em cartório atendem perfeitamente.
  • Fique atento aos prazos: Alguns documentos possuem validade, como a certidão negativa de ônus reais. Solicite com antecedência para evitar atrasos.

Conseguiu entender sobre os documentos para comprar apartamento?

Agora você já conhece toda a documentação necessária para a aquisição do seu novo apartamento. Lembre-se: antes de fechar a compra, é muito importante prestar atenção na papelada! Com esses documentos, você tem a garantia de estar fazendo um bom negócio e, o que é mais importante, com empresas de confiança!

Lembre-se, você não está sozinho nessa jornada! Corretores de imóveis e advogados imobiliários estão prontos para te auxiliar em cada etapa do processo. Então, siga em frente rumo ao seu cantinho novo!

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