Muita gente pensa que cólica é uma dor exclusivamente feminina, já que é comum criar associação desse desconforto com os males acarretados pelo ciclo menstrual. Porém, esse incômodo também ocorre na forma de cólica abdominal, tanto em homens quanto em mulheres, e pode ter uma série de causas.
Nesse post, vamos te ajudar a entender as principais diferenças entre a cólica menstrual e a cólica abdominal, para que você esteja pronto para agir quando sentir qualquer desconforto na região.
Cólica menstrual
Também chamada de dismenorreia, é uma dor aguda, localizada na região abaixo do umbigo, que aparece associada ao período menstrual. Normalmente, começa algumas horas antes ou logo após o início da menstruação.
A cólica menstrual é causada pela produção de uma série de substâncias relacionadas à menstruação. Elas provocam a contração do miométrio e dos vasos sanguíneos da região, gerando o desconforto.
Tipos de cólica menstrual
- Dismenorreia primária: faz parte do processo natural do ciclo menstrual e se encerra após a menstruação;
- Dismenorreia secundária: requer atenção médica, pois apresenta sintomas mais graves, maior duração e é causada por patologias como endometriose, anomalias uterinas, entre outras.
Cólica Intestinal
A cólica abdominal é a forma mais comum de desconforto na região do abdômen: por isso, pode ter uma série de causas. É localizada, como o nome sugere, em alguma parte da barriga.
Entre algumas das causas da cólica intestinal, estão estresse, constipação intestinal, emoções de raiva e tensão, estiramento e lesões da parede dos órgãos dessa região.
Preste atenção!
Tanto a cólica causada pela menstruação quanto a cólica abdominal variam de intensidade e causas: por isso, sempre que sentir alguma dor, tente identificar o que está acontecendo e vá ao médico caso necessário.
Ah, e você sabia que a cólica não é o único desconforto que acomete as mulheres durante o período menstrual? A dor de cabeça também é um sintoma super comum e fácil de tratar. Clique no link para saber mais!
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.