Com o avanço da tecnologia sendo cada vez mais frequentes e rápidas, nosso impulso consumista tem sido cada vez mais estimulado. Acabamos trocando de celular, computador e vários outros dispositivos eletrônicos com uma rapidez absurda, mesmo sem a menor necessidade, por capricho ou estética. Com isso, mais e mais dispositivos se tornam inutilizados e acabam sendo jogados fora.
O brasileiro gera mais de meio quilo de lixo eletrônico ao ano, segundo dados da ONU, o que garante ao Brasil o posto de maior gerador desse tipo de lixo entre os países emergentes.
O mais preocupante é que esses eletrônicos são descartados erroneamente com o restante de lixo que produzimos diariamente, visto que ainda não há coleta seletiva específica para esse material na maior parte do país. Além disso, a maioria das pessoas não possui consciência sobre quão mal o descarte incorreto desse “e-lixo” pode fazer. As substâncias tóxicas contidas nesses equipamentos, como mercúrio, cádmio, lítio e chumbo, contaminam o meio ambiente, gerando danos tanto ao planeta quanto a nós.
Desde 2010, quando o Governo Federal lançou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a lei estabelece que a coleta e a reciclagem de resíduos sólidos sigam determinadas diretrizes, o que estimula e visa garantir a saúde ambiental e populacional.
Já existem diversas alternativas para encaminhar os eletrônicos corretamente para descarte.
Conhecida como logística reversa, a devolução ao fabricante é uma das alternativas e, conforme a PNRS determina, é um direito que o consumidor tem. A empresa fabricante é responsável pela coleta dos produtos após serem inutilizados. Confira algumas empresas que adotaram essa política.
- A Apple garante um código de envio pelos Correios gratuito. Pedidos podem ser feitos pelo 0800-7723126 ou pelo email [email protected].
- Já os cartuchos da HP podem ser descartados em postos nas lojas Saraivas ou Kalunga, enquanto para outros equipamentos deve haver solicitação pelo email [email protected].
- Informações de reciclagem e de postos de coletas da Positivo podem ser consultados através do email [email protected] e nos telefones 4002-6440 (São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília) e 0800-6447500 (outros locais).
- Para obter conhecimento do melhor local para a coleta de produtos da empresa Lenovo é só entrar em contato pelo SAC no 0800-8850500 ou pelo email [email protected].
- A Dell realiza a coleta buscando o material na casado proprietário. É preciso agendar a visita pela seguinte página: abr.io/dell-reciclagem.
- A Sony disponibiliza postos para coleta de pilhas e baterias. Maiores informações em: http://www.sony.com.br/meioambiente/descarteconsciente/.
- A Samsung realiza o mesmo procedimento da Dell, com agendamento da coleta pelo site: https://www.samsung.com.br/recicle/ValidarEmail.aspx.
Outra alternativa é a doação do equipamento a ONGs.
- O CDI (Comitê da Democratização da Internet) desenvolve projetos para a inclusão digital e está presente em mais de 12 países. Para realizar doações basta entrar em contato com a unidade regional mais próxima: (21) 2558-5695 ou (11) 3666-0911, ramal 23.
- Os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) reutilizam equipamentos doados em atividades de formação educacional e profissionalizante com jovens de baixa renda. O projeto funciona em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Lauro de Freitas (BA), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). O telefone para contato é (61) 3311-6389.
Existem também instituições para o descarte correto dos dispositivos:
- Ambipar: (11) 3526-3526
- Lassu – USP: (11) 3091-8238
- Coopermiti: (11) 3666-0849
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.