Asma é uma doença patologia crônica sendo caracterizada por episódios regulares de fechamento das vias aéreas¹. Em consequência de ser um distúrbio complexo, a doença envolve a participação de seus portadores para compreender e utilizar os medicamentos necessários no tratamento.
Além disso, é preciso ter o conhecimento correto das medicações, e também atentar aos sinais de descontrole da patologia¹.
Para entender mais sobre o uso das bombinhas e como utilizar corretamente, separamos um texto que irá servir de auxílio para guiar você nas crises. Confira!
A crise asmática
Afetando em torno de 10% da população, a asma é considerada um problema de saúde pública¹. Uma crise de asma se caracteriza por dispneia expiratória acentuada com sibilo¹. Com isso, a Inflamação das vias aéreas colabora para sua hiper-reatividade brônquica, ou seja, depende muito da intensidade da alergia, a cronicidade da doença se alastra.
Sua inflamação causa diversos sintomas, como assíduos de chiado, falta de ar, pressão no peito e tosse, recorrentes, à noite ou pela manhã². Essas crises duram cerca de algumas horas e ao apresentar esses sintomas, muitas vezes, é fundamental o uso de remédios ou até mesmo o uso da bombinha para evitar maiores complicações².
→ Leia mais sobre crises geradas pela alergia a pelo de cachorro.
Como a bombinha funciona?
Para aliviar todos os sintomas que descrevemos acima, o uso da bombinha se faz imprescindível para que aliviar a pressão no peito, também o chiado e a tosse, permitindo que sua respiração aconteça de modo mais fácil.
Ao inspirar o conteúdo que existe no frasco, o peito relaxa, fazendo a musculatura das paredes dos brônquios aumentar a passagem de ar. A bombinha também abre as vias aéreas facilitando a entrada e a saída de ar dos pulmões³. Dentro de três a trinta minutos, sua crise estará controlada e seu efeito dura em torno de 5 a 6 horas³.
Cuidados necessários no modo de uso
- A solução não deve ser injetada ou ingerida, e sim inalado pela boca. O medicamento para nebulização deve ser utilizado, sempre, com um respirador ou nebulizador;
- Cuide para que o aerossol produzido pelo nebulizador não entre em contato com os seus olhos;
- A nebulização deve ser administrado em ambientes bem ventilados, quando mais de uma pessoa está utilizando o produto;
- Qualquer solução que sobrar no copo do nebulizador deve ser descartada;
- Doses em abundância podem causar efeitos adversos, a dose, assim como a frequência, só pode ser aumentada ou diminuída sob prescrição médica;
- O efeito da solução salbutamol tem duração, geralmente, de 4 a 6 horas;
- Como podem ocorrer reações adversas associadas à administração de doses excessivas, a dosagem ou a frequência de administração só devem ser aumentadas com orientação médica;
- O controle da asma deve ser monitorado clinicamente por meio de testes de função pulmonar.
Viu como é fácil e importante a utilização de bombinha? Apenas tome os cuidados necessários para evitar quaisquer complicações. E claro, nunca esqueça de procurar o seu médico especialista para fazer o tratamento correto! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que ajudaremos você!
Referências:
- VIEIRA, Jeorge Wagner da Conceição; SILVA, Anderson Aquiles e OLIVEIRA, Flávia Márcia. Conhecimento e impacto sobre o manejo das crises de pacientes portadores de asma. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.6, pp.853-857. ISSN 0034-7167. [fonte]
- MARQUES, Silvia Angelica. Validação de material educativo audiovisual sobre asma. [Internet]. [fonte]
- ATROVENT® N. Itapecerica da Serra – SP. Boehringer Ingelheim do Brasil Quím. e Farm. Ltda. Farm. Resp.: Dímitra Apostolopoulou – CRF-SP 08828. Bula de remédio. [fonte]
Gerente de Mídia na Paim United Creators, com 9 anos de experiência em planejamento e gerenciamento de mídia para clientes como Renner BR e Ensino Einstein. Profissional versátil, já atuou como Analista de Links Patrocinados e Web Writer na Mateada e Senior Media Analyst na Cadastra.