Mudar o visual é sempre bom. Ao renovar a aparência, também renovamos nossa autoestima e nos sentimos melhores e mais confiantes. Quer jeito melhor de inovar o visual do que mudando a cor dos cabelos? E para que nem falta de dinheiro seja motivo para impedir a mudança, hoje vamos mostrar como pintar o cabelo em casa!
Pintar o cabelo com tinta ou tonalizante?
Primeiramente, você sabe qual a diferença entre tinta e tonalizante? É muito importante ter em mente que não, esses dois produtinhos não são iguais, apesar de parecerem ser quase a mesma coisa.
A tinta conta com amônia em sua composição, o que a torna um produto mais agressivo, porém mais eficaz. Ou seja, o pigmento da tintura penetra mais no cabelo e também dura mais tempo.
Por outro lado, o tonalizante não conta com amônia, o que o torna menos agressivo. Além de não danificar o cabelo, esse produto também é capaz de hidratar os fios. Em contrapartida, a cor irá desbotar mais rapidamente do que se fosse uma tintura.
Como pintar o cabelo em casa: dicas e passo a passo
Antes de colorir os cabelos, teste o produto. Então, aplique uma quantidade bem pequena (já preparada) da tinta ou tonalizante na nuca. Deixe agir por alguns minutos, lave e espere 48h. Se não houver nenhum tipo de alergia ou reação adversa, tá liberada a pintura!
Lembre-se também de que a cor que enxergamos na mistura para colorir nem sempre vai ser a cor que irá ficar no cabelo. Isso acontece porque a cor do nosso cabelo influencia e muitas vezes faz com que o tom que desejamos obter não saia como o esperado
Outra dica para você seguir na hora de pintar as madeixas: se for usar tinta, não lave o cabelo no dia anterior. A oleosidade natural protege o couro cabeludo e a saúde dos seus fios agradece. Agora, se for usar tonalizante, o melhor mesmo é lavar para que a tinta fixe melhor.
Agora, vamos ao passo a passo:
👉 Antes de começar a pintar, certifique-se de que você tem a quantidade necessária para cobrir todo o cabelo. De modo geral, um comprimento médio e longo ou fios grossos exige 2 ou mais tubinhos de coloração.
👉 Leia as instruções da caixinha do produto e misture a coloração segundo as orientações. Se for colorir com tonalizante e quiser que o tom fique mais claro, vale misturar com um pouquinho de creme para cabelo branco até a cor que você enxerga na mistura ser a desejada.
👉 Proteja suas roupas colocando uma capa de plástico ou uma toalhinha velha sobre as costas e ombros. Para evitar acidentes indesejados também vale usar uma roupa que possa manchar.
👉 Divida o cabelo em 4 partes: da nuca até a testa, de uma orelha até a outra. Essa divisão vai facilitar o processo de coloração.
👉 Não se esqueça de usar luvas e aplique um pouco de hidratante na testa, orelhas e nuca para que a tinta não fixe na pele.
👉 Com a mistura pronta, o cabelo dividido e já com luvas nas mãos, comece a pintar primeiro as mechas de baixo, na nuca. Aplique o produto na raiz e com um pincel ou um pente vá espalhando a tinta até as pontas do cabelo. Repita o processo por todas as mechas do cabelo, aplique mais tinta sempre que achar necessário e massageie bem.
👉 Deixe o produto agir (segundo o tempo indicado na caixinha do produto) e depois enxague bem. Tire todos os resíduos do cabelo e aplique condicionador para hidratar os cabelos.
Dica extra
Seque os fios com o secador de cabelo para que ele fique mais brilhoso e penteado do jeito que você quer!
Pronto! Mais fácil do que parece, né? Agora a dica é: depois da tintura, não se esqueça de manter o cabelo sempre hidratado. 🙂
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.