O quartinho do bebê e das crianças é um lugar quase sagrado. Lá, além de dormir, eles irão passar o tempo criando as mais diversas aventuras na companhia de seus brinquedos.
Para isso, o ideal é criar um ambiente seguro, colorido, fácil de organizar e, principalmente, que ajude a estimular a imaginação dos pequenos.
Quem não tem espaço para fazer um quarto de brinquedos separado do quarto de dormir pode, em alguns passos, unir as duas coisas. Confira alguns itens essenciais para criar o cantinho de brincar perfeito para o seu filho:
Mesas e cadeirinhas
Esse tipo de mobília é versátil e pode ser usado para diversas atividades, principalmente se seu filho gostar de passar horas desenhando e pintando. Além disso, eles ajudam a estimular a concentração das crianças e acostumá-las a um ambiente mais escolar, por exemplo.
Para não errar na hora da compra, opte por mesas e cadeiras infantis, que já possuem o tamanho adequado para os pequenos.
Nichos e caixinhas
Às vezes, a bagunça pode sair do controle! Os nichos para quarto infantil e as caixas podem ser os maiores auxiliares na hora de organizar os brinquedos das crianças.
Procure caixinhas coloridas e de formas variadas para acomodar lápis, peças encaixáveis, bonecas e outros brinquedos menores. Nessa hora, use a sua criatividade: caixas de feira ou de sapato, por exemplo, podem ser forradas e etiquetadas para esse tipo de uso.
Quanto mais atrativas forem, mais as crianças vão gostar de ajudar na arrumação quando as brincadeiras terminarem. Os brinquedos maiores podem ser arrumados nos nichos, contribuindo com a decoração e ficando mais ao alcance dos pequenos.
Pufes e pequenas poltronas
O ambiente de brincadeiras deve ser, além de bonito e organizado, bem confortável. Os pufes e poltronas infantis podem ajudar nesse aspecto.
Porém, escolha modelos lúdicos e que não ocupem muito espaço no chão, pois sabemos que é onde muitas das crianças preferem brincar.
Tapetes emborrachados e placas de EVA
Esses itens ajudam a forrar o chão e a tornar o ambiente mais quentinho e aconchegante. Os pisos emborrachados para playground são os mais recomendados pela facilidade de limpeza e baixa abrasividade, que não permite que as crianças se machuquem com a superfície.
As placas de EVA desempenham bem o papel: além de coloridas e divertidas, são práticas para as mães e seguras para os filhos.
Lousas
Algumas mães já sabem: as paredes são, muitas vezes, alvo das obras de arte dos pequenos. Para evitar que as crianças rabisquem locais inapropriados, compre uma lousa, giz e estimule a brincadeira!
Também existe um tipo de tinta que cria efeitos parecidos com os do quadro negro, chamada popularmente de tinta lousa, que é perfeita para essa finalidade.
Inspire-se
Criar um ambiente bonito para a hora da brincadeira não é tão difícil assim. Você pode encontrar diversas ideias e inspirações na internet ou em revistas de decoração.
Mas não esqueça: deixe o seu pequeno ajudar, escolher cores e brinquedos. Além de aproximá-lo de você, isso tornará o cantinho ainda mais parecido com ele.
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.