O chimarrão, também conhecido como mate, é uma bebida típica da cultura do Sul, mais tradicionalmente na cultura gaúcha, originada pelas culturas indígenas kaingang, aimará, guarani e quíchua.
Quer aprender a como fazer chimarrão? Cada pessoa tenha seu jeito de preparar o mate, mas algumas dicas são indispensáveis para manter a qualidade da bebida. Vamos saber quais são?
O que precisamos para saber como fazer chimarrão?
Cuia
Antes de saber como fazer chimarrão, você precisa ter um dos itens mais importantes para a bebida: a cuia! A cuia é um fruto da cuieira usada como o recipiente que irá receber os outros elementos. Uma dica para que a bebida ficar no ponto exato para fazer o chimarrão é que a cuia deve estar bem seca, assim o oxigênio consegue circular dentro dela!
Bomba
A bomba é outro item fundamental. Feito para sugar a água do chimarrão, é importante que o material deste item deve ser de aço inoxidável porque assim não há interferência no gosto do chimarrão.
Água
Alguns fatores são importantes na água, como, por exemplo, a qualidade. É importante que você utilize água mineral ou filtrada. Já quando falamos da quantidade, se não houver água suficiente o mate pode entupir. O correto é encher a cuia com água até o pescoço. Mas cuidado com a temperatura que deve ter em torno de setenta graus para que não queime a erva ou a língua, guardando o sabor e as propriedades benéficas.
Erva
O ideal é utilizar ervas mais novas. Pode ficar ao seu critério: de sabor artificial, pura folha ou até mesmo as mais tradicionais de moagem fina, o importante é que ela esteja dentro da data de validade proposta pelo fabricante. Como a erva corre grandes riscos de estragar mais rápido após ser aberta, a nossa dica é utilizar o armazenamento no freezer para conservar o sabor e o cheio original da erva-mate.
Montando o chimarrão
É possível fazer o chimarrão tradicional ou usar a criatividade para os diversos formatos na erva-mate que estão disponíveis. Separamos três tipos clássicos de como fazer chimarrão:
Tradicional
- Insira uma colher de erva-mate.
- Depois complete até o pescoço da cuia com a água quente.
- Em seguida, complemente até a abertura da cuia com a porção de erva desejada e ajeite com a própria bomba para arrumá-la.
Invertido
- Acrescente uma colher de erva-mate.
- Inclua água quente até o pescoço da cuia.
- Ponha a bomba e complete com erva-mate.
- Após isso, com uma espátula – até mesmo uma colher – crie um espaço no sentido oposto da bomba para colocar a água.
Furto alto
- Adicione uma colher de erva-mate.
- Complete até o final da cuia com água quente.
- Bote a bomba no centro da cuia e complete com erva-mate até mesmo 3cm acima da borda.
- Arrume a erva-mate com uma espátula e utilizando a própria bomba movimente e crie um espaço para colocar a água junto à bomba.
Benefícios do chimarrão
Além do sabor marcante e do ritual social que envolve o seu preparo, o chimarrão oferece vários benefícios para a saúde. A erva-mate é rica em cafeína, o que dá aquele pique inicial, e também possui vitaminas, minerais e antioxidantes.
Veja alguns motivos para incluir o chimarrão na sua rotina:
- Energia: A cafeína presente na erva-mate te deixa alerta e disposto.
- Foco e concentração: O chimarrão pode ajudar a melhorar a concentração e o desempenho mental.
- Saúde digestiva: A erva-mate auxilia na digestão e no bom funcionamento do sistema gastrointestinal.
- Sistema imunológico: Com antioxidantes, a erva-mate ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Aprendeu a como fazer chimarrão?
Viu como é simples montar um chimarrão? Só precisa dos utensílios essenciais, um pouco de criatividade e está pronto para beber o tradicional chimarrão com sua família e amigos. Não importa o local, horário, se acompanhado ou sozinho: o chimarrão é sempre uma boa pedida.
Nos conte nos comentários qual é o seu chimarrão favorito? Até a próxima!
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.