Quem já fez alguns tratamentos químicos no cabelo sabe bem que esses processos podem deixar os fios mais finos. Em outros casos, ter o cabelo com fio mais fininho é natural. Seja qual for o seu caso, separamos algumas dicas de como engrossar o cabelo fino que vão te ajudar!
O que faz com que os fios sejam finos?
O cabelo pode ser fininho por dois motivos: o primeiro é resultado de tratamentos químicos, que desgastam e enfraquece os fios, já o segundo é determinado por fatores genéticos.
A grande diferença entre esses dois motivos é que, no primeiro caso, os fios estão fracos, geralmente são quebradiços e precisam ser recuperados, enquanto que no segundo a pessoa simplesmente nasceu assim, o que não implica necessariamente na saúde dos fios.
3 dicas de como engrossar o cabelo fino
Caso você faça parte do grupo de pessoas que se encaixa em alguns desses casos, separamos 3 dicas de como engrossar o cabelo fino:
1. Escolha bem o shampoo
Os produtos que usamos têm tudo a ver com a saúde dos cabelos, por isso, é fundamental fazer a escolha adequada para você. Uma boa dica é optar por shampoos com ingredientes mais naturais, para não danificar ainda mais os fios.
Se o seu incômodo com cabelos finos for devido a tratamentos químicos, opte por um shampoo de reconstrução capilar e evite lavar todos os dias. O shampoo também precisa ser livre de sulfato.
Se quiser um resultado ainda melhor, procure por produtos ricos em aminoácidos, que ajudam na reconstrução dos fios e são ótimas opções de shampoo para engrossar o cabelo. O mesmo vale para condicionadores e cremes de pentear.
Já os cabelos naturalmente finos costumam ser mais oleosos e por isso vale investir em um shampoo para cabelos oleosos ou mistos, além de ser recomendado lavar todos os dias.
- Aqui também entram as dicas de investir em um shampoo livre de sulfato e rico em aminoácidos e, para que os cabelos ganhem volume, opte por condicionadores leves e finalize com cremes específicos ou mousse.
2. Hidrate, hidrate, hidrate
Além dos cuidados de todos os dias, o cabelo fino também precisa de uma hidratação profunda vez ou outra. Máscaras de reconstrução capilar costumam ser ricas em queratina e outros aminoácidos importantes para a estrutura dos fios, por isso, são as mais indicadas.
Faça uma hidratação a cada 15 dias se o seu cabelo for quimicamente tratado ou uma vez ao mês se o seu cabelo for naturalmente fino.
3. Evite o secador
A nossa última dica é simples, mas ainda sim muito importante: evite o uso frequente de secador de cabelo. Além de danificar os cabelos, secar os cabelos frequentemente pode deixar os seus fios ainda mais finos!
Por isso, opte por deixar os cabelos secarem naturalmente e, quando precisar usar o secador, lembre-se de não deixá-lo no nível mais quente. O mais indicado é secar apenas a raiz do cabelo, finalizando as pontas com um jato de ar frio.
Tratamentos para engrossar o cabelo fino
Além das dicas acima, existem alguns tratamentos de como engrossar o cabelo fino, como:
- Reconstrução capilar: a reconstrução capilar ajuda a repor a massa perdida pelos fios, o que pode deixá-los mais grossos.
- Injeções de vitaminas e nutrientes: injeções de vitaminas e nutrientes, como biotina, ferro e zinco, podem ajudar a fortalecer os fios e deixá-los mais grossos.
- Microagulhamento: o microagulhamento é um tratamento que utiliza microagulhas para estimular a produção de colágeno e elastina, o que pode ajudar a engrossar os fios.
Atenção: fios finos e cabelo ralo pode ser hormonal
O mais comum é que os cabelos finos sejam fruto da genética ou de processos químicos. Mas, em alguns casos, isso pode ser um problema de saúde. A perda excessiva de cabelo sem sua reposição pode ser um indicativo de problemas hormonais, por isso, fique de olho e se precisar, não hesite em procurar ajuda médica.
Descobriu formas de como engrossar o cabelo fino?
Se você tem cabelo fino, não desanime. Existem algumas dicas e tratamentos de como engrossar o cabelo fino e deixá-lo mais saudável e bonito! Também, não deixe de ler nosso conteúdo sobre produtos que combatem a queda de cabelo.
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.