5 comidas com origens diferentes das quais você imaginava

“A pizza veio da Itália, o pão francês da França e a feijoada claro que é brasileira!” Será que é mesmo? Mesmo quando falamos de pratos já enraizados como “típicos”, algumas das comidas e suas origens podem ser bem diferentes do que você pensa!

Veja nossa lista para conferir alguns exemplos!

Hambúrguer

Assim como a pizza está para a Itália, o hambúrguer está para os Estados Unidos. Sendo um dos alimentos mais consumidos pelos americanos, o Hambúrguer só foi aparecer na terra do Tio Sam em 1904, graças aos alemães (pelo nome, a gente deveria ter imaginado).

Mas a história desse sanduíche de carne é ainda mais antiga: há indícios do seu consumo pelos invasores tártaros – que ocuparam a Europa nos séculos XII e XIII.

Escondidinho

Um prato que tem tudo a ver com o Nordeste brasileiro e que tem feito fama em todos os cantos do país, tem, na verdade, origem europeia.

Isso mesmo, o saboroso escondidinho foi inventado pelos franceses, e para quem bate o pé e diz que não pode ser, a receita foi publicada em 1903 no livro Le Guide Culinaire, batizada de “Hachi”.

Mas a adaptação do purê de batata pelo de mandioca e o uso da carne-seca é mérito nosso!

Pão francês

E se a gente te falar que na França o pãozinho que comemos aqui tem quase nada de “pão francês”?! Isso mesmo, lá o pão tradicional é a baguete. Bem diferente do que pensávamos, né?

Segundo diz a lenda, o nosso “pão francês” surgiu no século XX, quando os burgueses brasileiros que viajaram para a França tentavam descrever o pão de lá para que os padeiros daqui a reproduzissem. A tentativa não deu muito certo e foi criado então o “pão francês brasileiro”.

Pizza

Tudo bem que a pizza como bem conhecemos hoje – com molho de tomate, queijo e formato redondo – é sim da Itália, porém, a sua história é muito mais antiga.

Surgiu no Egito há mais ou menos 6 mil anos. De lá para cá, a pizza foi apreciada e aperfeiçoada por diversos povos, até que chegou em Nápoles (Itália), no século XVIII.

Feijoada

Apesar de ter a cara do Brasil, a nossa amada feijoada não tem origem totalmente brasileira. Existe aquela velha história de que ela era muito consumida pelos escravos na senzala, já que as carnes usadas eram os restos dos senhores.

Mas, essa mistura de carne com feijão tem uma origem bem distante, lá no Império Romano. (Mas, vamos combinar: a gente aperfeiçoou e deixou o prato tão saboroso que dá para entender porque é conhecido como nosso.)

Leia também: dicas sobre o que temperar com alecrim!

E você? Conhece alguns exemplos de comidas e suas origens que são bem diferentes do que imaginamos? Conta pra gente nos comentários! 🙂

Deixe um comentário

Share via
Copy link