Cada vez mais as empresas estão optando por salvar os seus dados e informações na nuvem pela segurança e praticidade que esse serviço possui. Mas, mesmo sendo uma das opções mais usadas, ainda surgem muitas dúvidas sobre qual o melhor tipo de armazenamento de dados que a empresa pode usar.
Existem duas opções que se destacam, que são o Cloud Backup e o Cloud Storage. Você já ouviu falar desses serviços e não sabe qual a diferença? Não se preocupe, pois vamos explicar sobre eles, mas já adiantamos que a diferença está na forma de armazenamento dos dados na nuvem. Quer saber mais? Continue lendo!
Cloud Backup
De maneira geral, o Cloud Backup é uma forma de ter uma cópia de segurança de todos os arquivos da empresa na nuvem. É muito usado para armazenar documentos importantes do negócio, de uma forma segura para que, caso necessite, a empresa tenha todo o conteúdo disponível em mais de uma versão.
As cópias de segurança ficam armazenadas em um datacenter, que é a grande vantagem desse tipo de serviço, uma vez que garante que os dados estejam seguros, mesmo de furtos e até desastres naturais. Outras vantagens do Cloud Backup são a segurança, a praticidade e a acessibilidade que essa tecnologia possui.
Cloud Storage
Já o Cloud Storage é um tipo diferente de armazenamento. Nesse caso, a tecnologia foi projetada para facilitar o acesso e o compartilhamento entre todos os funcionários autorizados pela empresa para que possam editar, compartilhar e visualizar os arquivos salvos na nuvem.
Esse tipo de armazenamento é reconhecido pelas plataformas Google Drive, iCloud e o Onedrive, onde o serviço já está amplamente disponível ao redor do mundo. Muitas empresas o utilizam pelas suas vantagens de gerenciamento e de compartilhamento em tempo real de conteúdos.
Qual dos dois escolher?
De maneira geral, o Cloud Backup e o Cloud Storage são opções baratas e bem eficazes para as empresas e, dependendo da sua estratégia de negócios, a melhor opção estará ligada com as funcionalidades mais importantes para a sua empresa.
Entretanto, de maneira geral, o Cloud Storage é indicado para os negócios que precisam compartilhar e editar documentos em conjunto, enquanto o Cloud Backup é o melhor jeito de armazenar as informações mais importantes para a empresa.
Veja também: Scanner para celular: dicas de aplicativos para não passar perrengue
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.