Hoje é dia de falar sobre a decoração azul! Afinal, cada cor tem um significado próprio e a capacidade de despertar sensações específicas.
Por isso, além de escolher a melhor combinação entre as tonalidades que poderão compor um ambiente, é importante entender qual a mensagem que será transmitida por meio do tom escolhido para garantir que ele atenda à proposta do cômodo.
Agora é a vez de conhecer o azul, suas variações e descobrir como aproveitá-lo da melhor forma possível.
Entenda o conceito
O azul é a cor da tranquilidade e está também associada à serenidade e harmonia, mas quando usada em excesso transmite a sensação de frieza e tristeza.
Um ambiente com azul predominante tem efeito calmante e estimula a criatividade e intelectualidade, por isso é muito recomendada para ser aplicada em quartos.
Se utilizada corretamente, essa tonalidade pode fazer parte de qualquer espaço – tornando-o convidativo, tranquilo e inspirador. Conheça algumas combinações que podem ser feitas com a cor azul.
Móveis transparentes: como usar essa tendência na sua casa?
Azul e branco
Azul e branco é uma fusão clássica e fácil de colocar em prática na decoração. Ambas em um mesmo cômodo remetem ao tema náutico e criam uma atmosfera elegante e agradável.
E como o branco é um tom neutro, existe a possibilidade de mesclá-lo com qualquer nuance de azul no mesmo local, podendo usá-lo apenas em detalhes ou para pintar as paredes.
Azul e cinza
A combinação dessas duas cores imprime sofisticação. Nesse contexto, o cinza, assim como o branco, neutraliza o ambiente, possibilitando um melhor aproveitamento do azul.
Uma sugestão é manter a base cinza e adicionar o azul em uma das paredes ou em pontos de destaque, como sofá, almofadas, tapete, entre outros objetos. Tons vivos de azul ficam ótimos nessa configuração.
Azul e amarelo
Essa é para quem quer sair da zona de conforto e fugir das tradicionais misturas com tonalidades neutras. Ao contrário do azul, que é considerada uma cor fria, o amarelo é quente, aconchegante e simboliza alegria e prosperidade.
Se harmonizada corretamente, a mistura vai deixar o local alegre e descontraído. Para acertar, o ideal é que você pinte uma das paredes usando azul ou amarelo e complete a decoração usando o outro tom apenas nos detalhes.
Azul e vermelho
É outra combinação que remete ao mundo náutico, portanto a sintonia já é garantida. Ambas são fortes e chamam atenção, logo é fundamental equilibrá-las quando usadas em um mesmo ambiente. As nuances das duas podem variar entre claro e escuro, vantagem que possibilita brincar bastante com essa versatilidade.
Azul e lilás
Apesar de ser uma união atípica, pode dar muito certo se aplicada de maneira apropriada. O lilás funciona especialmente com o azul claro, então tente harmonizar ambas de forma proporcional. Mesclar mobílias e artigos decorativos nesses tons é um bom plano.
Usando o bom senso é possível trabalhar com todos os matizes de azul e ainda complementar com outras cores que podem ser neutras ou não. Agora é só escolher a combinação que representa melhor o seu estilo e mãos à obra!
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.