Entenda a importância do branding para startups

Quem está começando um negócio tem tantas responsabilidades que acaba, às vezes, deixando o branding de lado. Ir atrás de oportunidades e investidores é fundamental para a sobrevivência de uma startup, mas conquistar o público também.

E nada melhor para isso do que construir uma boa identidade visual para a sua marca!

O tão comentado branding nada mais é do que a construção de uma marca forte para produtos e serviços. Em diversos casos, um branding bem feito pode fazer com que a marca valha mais do que o produto em questão.

Um ótimo exemplo é o iPhone: quem compra um exemplar do aparelho não quer somente o celular, quer a marca. E não existe nenhuma explicação melhor para isso do que a imagem percebida pelo público.

Qual a importância do branding para as startups?

Não podemos negar: uma companhia de sucesso sempre está ligada a uma imagem de sucesso. O branding pode ser um aspecto crucial para a sustentação de uma startup.

A identidade de qualquer empresa, principalmente das startups, tem uma relação muito íntima com as técnicas de construção de marca. Qual será o pensamento das pessoas quando virem seu logotipo ou suas propagandas? Elas irão ligar sua marca à eficiência e confiança?

Esse é o poder do branding: criar uma opinião sobre as empresas em geral.

Algumas decisões comuns, que podem até parecer insignificantes, são aquelas que mais podem ajudar a construir uma identidade. Os cartões de visita e os sites da startup, por exemplo, são essenciais para causar uma boa primeira impressão.

Baseie-se na sua opinião: como são os cartões de visita que você costuma guardar? Um simples telefone escrito em um pedaço de folha de ofício ou aqueles criativos e bem bolados? O design pode ser simples, mas deve condizer com os valores propostos pela sua startup.

Faça uma vez (e bem feito)

Em negócios recém criados, é fundamental que a imagem certa seja direcionada ao público-alvo. Uma vez consolidada, pode ser extremamente difícil corrigir seus erros e deficiências.

Nunca subestime o poder e a importância do branding – ele garante uma aparência mais profissional a sua marca. Aí entra a psicologia: parecer confiável desenvolve na mente dos seus clientes e colaboradores que você realmente faz o que promete. Essa, às vezes, é a maior motivação para que uma pessoa escolha determinado serviço ou produto.

Sua marca deve ser diferente e facilmente reconhecível

Essa afirmação pode parecer óbvia, mas lembre-se que é muito fácil se perder em meio a tantas marcas e logotipos existentes nos dias de hoje. Sua startup deve se destacar entre as outras, e isso não ocorre somente pelas ideias desenvolvidas por ela.

Tente passar a mesma imagem em todos os meios, por exemplo. Se seu site, seu logotipo e seus cartões de visita contêm linhas comuns, é muito mais fácil ser reconhecido.

Você precisa de uma identidade pela qual seja naturalmente lembrado. Esforce-se para ter a mais alta visibilidade e reter a memória do público.

Aposte na segmentação

Sua concepção da startup não é suficiente: ela deve atingir o seu público-alvo. Para isso, faça com que a marca represente todas as características que o seu produto ou serviço apresenta.

Depois, ligue-a a imagens, estilos de vida e status sociais que chamariam a atenção de determinado grupo de pessoas. Dessa forma, você estará mais próximo do público que deseja atingir.

A estrutura da marca deve girar em torno das necessidades do seu alvo, não das suas. Muitas vezes, a ligação de uma pessoa com determinada marca é mais emocional do que racional, e está a seu alcance explorar esse fato.

Mas e a gestão de branding?

O processo não é fácil, pois envolve pessoal especializado, tempo e dinheiro. O desenvolvimento de um bom branding envolve a construção de uma boa marca, uma identidade visual que se encaixe nos seus preceitos e uma comunicação corporativa de qualidade.

Mas lembre-se de que todas essas ações são voltadas para um bem maior: a consolidação de sua startup e o desenvolvimento de um negócio de sucesso. Até a próxima!

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