Em meio à rotina cada vez mais atarefada e estressante que a gente leva (é trabalho, faculdade, vida social… haja disposição física e emocional!), às vezes fica complicado controlar a ansiedade e, além disso, se alimentar direitinho. A boa notícia é que é possível fazer ambas as coisas – e ao mesmo tempo! Pode acreditar, incluindo alguns alimentos na sua dieta você consegue ter muito mais tranquilidade e ainda garante um cardápio mais balanceado.
Quer aproveitar esse truque incrível? Então curte só as minhas dicas de nove alimentos que mandam um “calma, miga!” para a ansiedade.
1 – Frutas Cítricas
Ricas em vitamina C, as frutas cítricas – que, caso você não saiba, abrangem laranja, limão, acerola, abacaxi, kiwi e até morango – ajudam a combater a ansiedade.
Isso acontece porque a vitamina C tem a propriedade de diminuir a secreção de cortisol, que por sua vez é um hormônio liberado em resposta ao estresse e a ansiedade. O cortisol é a substância que “alerta” o restante do organismo que você está ansioso, e é por isso que reduzir a produção dele é igual a diminuir a ansiedade.
Consumir uma quantidade bacana de vitamina C (ou seja, frutas cítricas) ajuda o sistema nervoso a trabalhar direitinho e ainda repõe esse nutriente, que acaba ficando em falta quando o corpo passa por uma situação estressante.
2 – Banana
A banana é uma das maiores aliadas contra a ansiedade. Isso porque ela conta não apenas com uma, mas sim duas propriedades que ajudam a combater esse problema! Ela é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B6), que ajudam na elaboração de triptofano, uma substância essencial na produção da serotonina, o chamado hormônio da felicidade.
E, além disso, a banana ainda conta com uma boa quantidade de magnésio, outro nutriente que ajuda na produção de serotonina. Dessa forma, a fruta é muito eficiente em aliviar a ansiedade e o estresse.
Dica: incluir a banana na dieta em dias de TPM faz maravilhas pelo seu humor! <3
3 – Maçã
Não sei se você já percebeu, mas as frutas são ótimas para mandar a ansiedade para longe! E a maçã também entra nesse time: ela traz nutrientes como vitaminas A, B1, B2, B6 e C, zinco, magnésio e selênio, todos eles muito eficientes em reduzir a ansiedade e ainda ajudam a relaxar os músculos, maximizando essa ação calmante.
4 – Alface
Sabe quando sua mãe vivia insistindo para você comer alface? Talvez sem saber ela estivesse tentando lhe deixar mais calma! Isso porque esse alimento possui uma grande quantidade de folato, uma vitamina antidepressiva natural.
O folato combate a ansiedade de duas maneiras: ele evita que o cérebro acabe ficando com falta de serotonina e, além disso, também elimina os resíduos químicos oxidantes que acabam sobrando no organismo – digamos que ele “desenferruja” o seu cérebro e lhe deixa mais tranquila.
5 – Nozes e castanhas
Essas duas sementes oleaginosas, apesar de pequenas, são de grande ajuda quando o assunto é se sentir menos ansiosa. As nozes são ricas em triptofano (que auxilia na produção do hormônio da felicidade, lembra?) e as castanhas contam em sua composição com uma grande quantidade de zinco, que por sua vez atua no sistema nervoso combatendo a ansiedade e até dá uma forcinha em casos de depressão.
6 – Peixes e carnes magras
As carnes magras (como frango e peixe) são outros alimentos que podem lhe auxiliar a repor o triptofano no organismo. E o melhor é que, além disso, essas carnes também contam com um aminoácido chamado taurina que, por sua vez, é responsável pela produção de um neurotransmissor chamado Gaba; e esse é usado pelo corpo para controlar a ansiedade. Resumindo toda a história desses nomes complicados: adicionar carnes magras na alimentação ajuda a deixar você menos ansiosa de uma forma natural.
7 – Laticínios
Sabe quem está de volta aqui na lista? Ele mesmo, o triptofano, e dessa vez nos laticínios. Muito importante para que o seu organismo tenha a quantidade certa de serotonina, o triptofano pode ser ingerido em ovos, no leite e em seus derivados magros. O recomendado por especialistas em alimentação é consumir duas a três porções por dia de algo desse grupo de alimentos; assim a ansiedade dá um tempo!
8 – Mel
Precisava de uma desculpa para incluir algumas colheradas de mel na sua alimentação? Aqui vai uma ótima: ele tem ação dupla no combate à ansiedade! O mel possui uma boa quantidade de flavonoides, uma substância antioxidante que auxilia na produção da tão importante serotonina, e também conta com carboidratos, que elevam o nível de açúcar no sangue, causando aquela sensação de disposição e energia de sobra.
Mas sem exageros, hein: alguns profissionais indicam apenas de seis a nove porções diárias de carboidratos e isso tudo engloba pães, massas, arroz… então tenha atenção!
9 – Chocolate
E falando em desculpas para incluir delícias na dieta… agora eu trago a maior de todas: sim, chocolateee! Aquela felicidade que você sente depois de comer alguns pedacinhos dessa maravilha não é à toa. O chocolate, assim como o mel, também é rico em flavonoides e, portanto, atua produzindo serotonina. Mas nem tudo são flores, é preciso ter alguns cuidados: coma apenas 30 gramas por dia e daqueles chocolates amargos, que tenham no mínimo 70% de cacau.
Viu só como é fácil se alimentar bem, diminuir a ansiedade e ainda arranjar uns bons motivos para incluir certas guloseimas na dieta? Com essas dicas você terá muito mais tranquilidade e bem-estar para aproveitar tudo que a vida tem de melhor e deixar o estresse para lá – até mesmo nas segundas-feiras!
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.