A alergia alimentar é uma série de reações adversas do nosso sistema imunológico a alguns alimentos ou ingredientes. É caracterizada por desencadear uma variedade de sintomas, desde leves até graves, incluindo erupções cutâneas, coceira, inchaço, dor abdominal, irritações na pele, reações respiratórias¹ e até mesmo choque anafilático.
Como ocorre uma alergia alimentar?
Uma alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico do corpo identifica erroneamente um alimento ou ingrediente alimentar como uma ameaça. Em resposta, o sistema imunológico libera substâncias químicas que causam sintomas de alergia.
Alergias a ovos, leite de vaca, trigo e soja costumam desaparecer ainda na infância. Já amendoim, nozes e frutos do mar são as alergias mais frequentes em adultos, podendo durar até mesmo a vida toda¹.
Principais sintomas
Os sintomas de uma alergia alimentar podem variar de leves a graves e podem ocorrer minutos ou horas após a ingestão de um alimento alergênico. Elas podem causar diversos sintomas que variam de organismo para organismo. Vão desde dor abdominal a reações respiratórias como asma e rinite, além de reações mais sérias, como anafilaxia, uma reação alérgica que aparece em menos de um minuto após a ingestão do alimento e pode ser fatal quando não tratada imediatamente¹.
- Sintomas leves: erupção cutânea, coceira, inchaço, urticária, nariz escorrendo, tosse, conjuntivite alérgica
- Sintomas graves: dificuldade para respirar, aperto no peito, tontura, confusão, perda de consciência, choque anafilático
Quais são as causas de uma alergia alimentar?
A causa exata da alergia alimentar não é totalmente compreendida, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
- Fatores genéticos: as pessoas com histórico familiar de alergias alimentares têm maior probabilidade de desenvolver alergias alimentares.
- Fatores ambientais: a exposição a alérgenos alimentares na infância pode aumentar o risco de desenvolver alergias alimentares.
Alergias alimentares x Intolerância alimentar
Alergia alimentar é diferente de intolerância alimentar. As alergias alimentares são reações do nosso sistema imunológico. Já a intolerância alimentar é causada por outros mecanismos, como a deficiência de certas enzimas digestivas. A intolerância à lactose é a mais conhecida e comum².
Alimentos comuns de causarem alergia alimentar
Os alimentos mais comuns que podem causar alergia alimentar são:
- Leite de vaca: é o alimento mais comum, especialmente em crianças. A alergia ao leite de vaca pode causar sintomas como erupção cutânea, coceira, inchaço, náusea, vômito e diarreia.
- Ovos: outro alimento comum que causa alergia. A alergia aos ovos pode causar sintomas como erupção cutânea, coceira, inchaço, dificuldade para respirar e, em casos graves, choque anafilático.
- Amendoim: é um dos alimentos que mais causam alergias alimentares graves. A alergia ao amendoim pode causar sintomas como inchaço da boca e da garganta, dificuldade para respirar e, em casos graves, choque anafilático.
- Castanhas de caju: são um tipo de noz que pode causar algo. A alergia às castanhas de caju pode causar sintomas semelhantes à alergia ao amendoim.
- Soja: é um alimento que também pode causar. A alergia à soja pode causar sintomas como erupção cutânea, coceira, inchaço, náusea, vômito e diarreia.
- Trigo: é um cereal que pode causar alergia alimentar. A alergia ao trigo pode causar sintomas como erupção cutânea, coceira, inchaço, náusea, vômito e diarreia.
- Peixe: é um alimento que pode causar alergia alimentar. A alergia ao peixe pode causar sintomas como erupção cutânea, coceira, inchaço, dificuldade para respirar e, em casos graves, choque anafilático.
- Crustáceos: são um tipo de marisco que pode causar alergia alimentar. A alergia aos crustáceos pode causar sintomas semelhantes à alergia ao peixe.
Como diagnosticar?
O diagnóstico de uma alergia alimentar geralmente é feito por um médico ou alergista. O médico pode fazer um teste cutâneo, um teste de sangue ou um teste de provocação oral para diagnosticar uma alergia alimentar.
O diagnóstico é feito através de um histórico bem detalhado de quando surgiram os sintomas, quais alimentos foram ingeridos e qual foi o timing entre ingestão e aparecimento dos sintomas. Faz parte também eliminar temporariamente o suposto alimento alérgico para avaliar se vai haver ou não melhora dos sintomas².
Existe tratamento?
A melhor forma de tratar uma alergia alimentar é evitar o alimento ou ingrediente alimentar alergênico. Se você tiver uma alergia alimentar, é importante ter sempre consigo um kit de emergência para alergias, que deve conter um autoinjetor de epinefrina.
Também é comum eliminar totalmente o alimento alérgico da dieta e importante tratar imediatamente o sintoma desencadeado pela alergia¹.
Sintomas menos graves, como a dor abdominal, podem ser tratados de forma simples com medicamentos isentos de prescrição. Já os sintomas mais graves devem ser tratados no hospital, além de ser importante observar e avaliar se o paciente está ou não evoluindo para uma reação mais ainda pior¹.
Conseguiu entender mais sobre o assunto?
A alergia alimentar é uma condição comum que pode causar uma variedade de sintomas, desde leves até graves. Se você acha que pode ter uma alergia alimentar, é importante consultar um médico ou alergista para obter um diagnóstico e tratamento adequados!
Referências:
- Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar. Rev. bras. alerg. imunopatol. 2008; 31(2):64-89.
- Ferreira CT, Seidman E. Alergia alimentar: atualização prática do ponto de vista gastroenterológico. Jornal de Pediatria. 2007; 83(1):7-20.
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.