Anticoncepcional pode causar trombose? Primeiramente, a trombose é uma doença causada pela formação de coágulos, também chamados de trombos, no interior dos vasos sanguíneos. Na maioria das vezes, o trombo se forma nos membros inferiores (nas panturrilhas e nas coxas).
Entretanto, como a estrutura do trombo é sólida e amolecida, um fragmento pode se desprender e seguir pela circulação venosa até chegar aos pulmões. Dependendo do tamanho do trombo, pode ocorrer entupimento. Esse fenômeno é conhecido como embolia pulmonar, uma complicação grave que pode levar à morte.
Quais as causas da trombose?
- Lesões nas paredes da veia: pode acontecer por esforço físico excessivo, uso de cateteres venosos, punções, cirurgias ou traumas diretos;
- Sangue parado por muito tempo: pode ocorrer por imobilização prolongada, por insuficiência cardíaca ou durante a gravidez;
- Hipercoagulabilidade do sangue: comum em pacientes com câncer, em grávidas e usuárias de anticoncepcionais.
O uso de contraceptivos orais é considerado um fator de risco para o desenvolvimento da trombose. Em 1960, quando as pílulas anticoncepcionais surgiram, os níveis de hormônios eram tão altos que causavam danos à saúde, como derrame e trombose.
Por outro lado, com o tempo, as formulações do medicamento foram aperfeiçoadas. Para isso, foi necessário reduzir os níveis de hormônios, principalmente de estrogênio.
Conheça mais sobre os tipos de cólica e identifique a sua!
O estrogênio é um hormônio que compõe as pílulas anticoncepcionais. Além de atuar no aparelho reprodutor, ele ainda possui efeito de coagulação sanguínea. Por isso, quanto menor a dosagem de estrogênio, menos efeitos de coagulação.
As pílulas de hoje possuem menor quantidade desse hormônio, o que diminui os efeitos ruins. De qualquer forma, pessoas com predisposição para trombose podem ter a doença agravada pelo fato de a pílula aumentar a coagulação do sangue.
Vale ressaltar que a trombose é um efeito dos estrogênios relacionados à dose. Sendo assim, ela se limite apenas às usuárias constantes do medicamento, e o risco desaparece por volta de 4 a 6 semanas após a descontinuação do uso.
Então, anticoncepcional pode causar trombose?
Não é possível responder se sim ou não sem a opinião de um especialista. Levando em consideração que os contraceptivos orais podem trazer sérios efeitos adversos, é de extrema importância consultar um médico antes de usar qualquer medicamento.
Por isso, aquela história de tomar a mesma pílula que a sua melhor amiga toma é furada! O médico precisa conhecer a paciente antes de receitar o melhor anticoncepcional para o seu perfil.
Endometriose é perigoso? Saiba o que é, quais são os sintomas e como tratar
Referências:
- Mattos JM. Pílulas anticoncepcionais [monografia]. Campinas: UNICAMP; 2012.
- Boa Saúde. Risco de trombose venosa profunda entre usuárias de anticoncepcionais orais. Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3935/-1/risco-de-trombose-venosa-profunda-entre-usuarias-de-anticoncepcionais-orais.html
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.