Gavetas e portas do armário que não fecham direito, tampas de potes que se perdem no meio da bagunça, panelas que despencam em cima de você…
Pensar bem onde cada utensílio e mantimento será guardado na cozinha é essencial para manter a organização, grande aliada para economizar tempo e espaço dentro dos armários, gavetas e, assim, no ambiente como um todo.
Confira essas dicas para aprender a organizar os armários da cozinha em apenas 3 passos!
1. Organize os utensílios em grupos
O primeiro passo da organização é criar conjuntos de utensílios de um mesmo serviço, de preferência, para se encaixarem nos espaços disponíveis no armário. Dependendo do tamanho das prateleiras/espaço, você pode criar:
- Grupos menores (só de pratos, só de copos, só de xícaras) e colocá-los em prateleiras menores ou separadas;
- Grupos maiores (exemplo: xícaras com seus pires, canecas e copos) e colocá-los juntos em prateleiras maiores.
2. Escolha o lugar de cada coisa
Deixe o que será mais usado à mão. Por exemplo: deixe os pratos do dia a dia próximos à porta da prateleira, já os pratos para situações especiais, deixe mais ao fundo do armário.
Outras dicas importantes:
- Evite deixar itens de louça ou vidro nas beiradas da prateleira. É preciso ter um espaço de segurança da porta do armário até o espaço utilizado.
- Deixe as louças mais delicadas na altura do rosto. Além de facilitar o acesso, garante que se veja o que está pegando e como está fazendo isso – o que evita queda de algum utensílio e o risco de atingir a cabeça de quem esteja o pegando.
Passo 3 – Organize a disposição dos itens
Em relação à disposição dos utensílios, você tem duas opções: empilhá-los um sobre o outro ou usar suportes específicos para a organização do armário. E cá entre nós: esses suportes mudam nossa vida! Você vai ver…
Pratos, pires e copos
Nas prateleiras, empilhe com cuidado e em tamanhos seguros utensílios do mesmo serviço e tamanho. Isso ajuda muito a economizar espaço na hora de guardar pratos e, dependendo do material, os copos também.
Xícaras e canecas precisam ficar lado a lado na prateleira ou em um organizador. Empilhar é muito arriscado por causa das alças! Recomendados um suporte de xícaras e canecas: ele vai encaixado na prateleira do armário e você pendura os itens nos ganchos, que ficam na parte de baixo da prateleira. Muito prático!
Potes, travessas, panelas e tábua de cortar
Como têm tamanhos diferentes, guarde um dentro do outro. Você pode colocar as tampas nos espaços laterais que sobrarem dentro desses próprios utensílios.
As panelas costumam ficar na parte debaixo da pia. Conte com os organizadores: suporte de tampas e frigideira (horizontal, perfeito para prateleiras) e suporte de tampas para porta (vertical, tem alças para pendurá-lo).
Pode até colocar junto a tábua de cortar. Se preferir, também existem suportes de tábua, que vão do lado de dentro da porta do armário!
Mantimentos, enlatados e temperos
Use grandes potes de vidro ou mesmo de plástico para guardar mantimentos como arroz, feijão, massa e similares. Para facilitar a identificação do que contém em cada, você pode etiquetá-los.
Com os enlatados, fazer pilhas é arriscado. Opte por um organizador – como um suporte multiuso ou mesmo cestas. O mesmo vale para as especiarias: usar suportes com potinhos porta-temperos.
Talheres e demais utensílios menores
Os talheres costumam ficar nas gavetas da cozinha. Para manter a ordem, o segredo é usar aquela bandeja organizadora de talheres, bastante populares.
Se você tem algum jogo de talher para momentos especiais, recomendamos mantê-lo guardado em algum outro espaço da casa, um cantinho que esteja sobrando. Afinal, não é algo que vai ser usado diariamente e que precise estar à mão.
Já para utensílios como funil, peneira e similares, usar os ganchos na parede ou mesmo usar o suporte de xícaras para pendurá-los é uma possibilidade também. Usar a criatividade conta ponto a seu favor!
Toalhas e panos de pratos
A dica aqui é escolher uma ou duas gavetas para guardar esses itens. Se a gaveta exigir economia de espaço, enrolar as toalhas e os panos de pratos ajudam a economizar espaço.
Pronto! Ao contrário do que muitos pensam, não tem mistério algum manter os armários organizados. Aplicando as práticas simples que você aprendeu aqui já vai notar muita diferença. Além do mais, os acessórios ajudam e muito!
Você não precisa mais se estressar com a bagunça. Mãos à obra! 🙂
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.