Quem está começando um negócio tem tantas responsabilidades que acaba, às vezes, deixando o branding de lado. Ir atrás de oportunidades e investidores é fundamental para a sobrevivência de uma startup, mas conquistar o público também.
E nada melhor para isso do que construir uma boa identidade visual para a sua marca!
O tão comentado branding nada mais é do que a construção de uma marca forte para produtos e serviços. Em diversos casos, um branding bem feito pode fazer com que a marca valha mais do que o produto em questão.
Um ótimo exemplo é o iPhone: quem compra um exemplar do aparelho não quer somente o celular, quer a marca. E não existe nenhuma explicação melhor para isso do que a imagem percebida pelo público.
Qual a importância do branding para as startups?
Não podemos negar: uma companhia de sucesso sempre está ligada a uma imagem de sucesso. O branding pode ser um aspecto crucial para a sustentação de uma startup.
A identidade de qualquer empresa, principalmente das startups, tem uma relação muito íntima com as técnicas de construção de marca. Qual será o pensamento das pessoas quando virem seu logotipo ou suas propagandas? Elas irão ligar sua marca à eficiência e confiança?
Esse é o poder do branding: criar uma opinião sobre as empresas em geral.
Algumas decisões comuns, que podem até parecer insignificantes, são aquelas que mais podem ajudar a construir uma identidade. Os cartões de visita e os sites da startup, por exemplo, são essenciais para causar uma boa primeira impressão.
Baseie-se na sua opinião: como são os cartões de visita que você costuma guardar? Um simples telefone escrito em um pedaço de folha de ofício ou aqueles criativos e bem bolados? O design pode ser simples, mas deve condizer com os valores propostos pela sua startup.
Faça uma vez (e bem feito)
Em negócios recém criados, é fundamental que a imagem certa seja direcionada ao público-alvo. Uma vez consolidada, pode ser extremamente difícil corrigir seus erros e deficiências.
Nunca subestime o poder e a importância do branding – ele garante uma aparência mais profissional a sua marca. Aí entra a psicologia: parecer confiável desenvolve na mente dos seus clientes e colaboradores que você realmente faz o que promete. Essa, às vezes, é a maior motivação para que uma pessoa escolha determinado serviço ou produto.
Sua marca deve ser diferente e facilmente reconhecível
Essa afirmação pode parecer óbvia, mas lembre-se que é muito fácil se perder em meio a tantas marcas e logotipos existentes nos dias de hoje. Sua startup deve se destacar entre as outras, e isso não ocorre somente pelas ideias desenvolvidas por ela.
Tente passar a mesma imagem em todos os meios, por exemplo. Se seu site, seu logotipo e seus cartões de visita contêm linhas comuns, é muito mais fácil ser reconhecido.
Você precisa de uma identidade pela qual seja naturalmente lembrado. Esforce-se para ter a mais alta visibilidade e reter a memória do público.
Aposte na segmentação
Sua concepção da startup não é suficiente: ela deve atingir o seu público-alvo. Para isso, faça com que a marca represente todas as características que o seu produto ou serviço apresenta.
Depois, ligue-a a imagens, estilos de vida e status sociais que chamariam a atenção de determinado grupo de pessoas. Dessa forma, você estará mais próximo do público que deseja atingir.
A estrutura da marca deve girar em torno das necessidades do seu alvo, não das suas. Muitas vezes, a ligação de uma pessoa com determinada marca é mais emocional do que racional, e está a seu alcance explorar esse fato.
Mas e a gestão de branding?
O processo não é fácil, pois envolve pessoal especializado, tempo e dinheiro. O desenvolvimento de um bom branding envolve a construção de uma boa marca, uma identidade visual que se encaixe nos seus preceitos e uma comunicação corporativa de qualidade.
Mas lembre-se de que todas essas ações são voltadas para um bem maior: a consolidação de sua startup e o desenvolvimento de um negócio de sucesso. Até a próxima!
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.