Você tem vontade de aumentar o volume da boca, mas tem dúvidas sobre sua a durabilidade? Pois hoje vamos falar mais sobre esse procedimento e responder à pergunta: o preenchimento labial dura quanto tempo?
O que é preenchimento labial?
O preenchimento labial é um procedimento estético para aumentar de forma mais natural possível o volume dos lábios do paciente. Esse procedimento é feito por meio da aplicação de substâncias com agulha ou cânula. São essas substâncias que aumentam o volume, delineiam o contorno e projetam os lábios.
Existem três tipos de preenchimento labial. São eles:
Temporário
São utilizados ácido hialurônico ou gordura autógena para o aumento dos lábios. Essas substâncias são totalmente absorvidas pelo organismo e acabam sendo mais seguras, uma vez que têm baixa incidência de alergias.
O ácido hialurônico traz ainda outra vantagem: estimula a produção de colágeno nos lábios.
Semipermanente
São utilizados hidroxiapatita de cálcio e poli lactona para o aumento dos lábios. Essas substâncias são parcialmente absorvidas pelo organismo e podem causar algumas alergias e nódulos.
Permanente
Nesse tipo de procedimento, são utilizadas substâncias sintéticas como silicone, PMMA ou metracrilato. Seu uso não é tão indicado porque elas não são absorvidas pelo organismo e podem causar reações alérgicas graves na hora da aplicação ou até anos depois, resultando em inflamações e infecções crônicas.
Preenchimento labial dura quanto tempo?
A duração do efeito do procedimento depende da substância que foi aplicada.
O ácido hialurônico e a gordura autógena, por exemplo, duram em média de 6 a 12 meses. A hidroxiapatia de cálcio pode durar até dois anos. Já o silicone, o PMMA e o metracrilato, por não serem absorvidos pelo organismo, produzem um efeito bastante prolongado.
Cuidados após o preenchimento labial
O preenchimento labial com ácido hialurônico é um procedimento seguro que raramente apresenta complicações. Porém, alguns cuidados são necessários para que o resultado seja satisfatório:
- evite fazer esforço e se proteja do sol logo após o procedimento;
- tome cuidado para não provocar batidas ou pancadas na região próxima aos lábios;
- suspenda o uso de maquiagem, produtos e cosméticos nessa região do rosto por algumas horas após o procedimento;
- controle o consumo de álcool;
- não realize outros procedimentos estéticos no rosto pelos primeiros 30 dias, como peeling e microagulhamento.
Inchaço após o preenchimento labial é normal?
É normal que aconteça um inchaço significativo dos lábios nos primeiros dias após o procedimento de preenchimento labial. Isso acontece porque uma das propriedades do ácido hialurônico é atrair água, o que resulta na retenção de líquidos na região onde a substância foi aplicada.
Mas você não precisa se preocupar: se os cuidados que citamos acima forem tomados, o inchaço diminui naturalmente após as primeiras 48 horas, restando apenas um volume natural.
Existem contraindicações para o preenchimento labial?
São raros os casos em que o preenchimento labial com ácido hialurônico não é indicado. Ele pode causar problemas apenas em quem tem alergia a essa substância, em mulheres grávidas e pessoas com câncer, doenças infecciosas ou autoimunes (por exemplo, lúpus). Se o paciente apresenta feridas ou herpes no lábio, o procedimento também não é indicado.
A recomendação é procurar um médico especialista para fazer a avaliação e exames preventivos, de modo que o procedimento seja realizado de forma segura.
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.