Ambientes decorados com todo o cuidado para conter apenas o essencial, aliando estética à funcionalidade: essa é a premissa da decoração minimalista! A tendência é o reflexo de um estilo de vida e pode ser aplicada a qualquer ambiente. Em especial, combina muito com apartamentos, principalmente os mais compactos.
Ficou a fim de trazer os princípios minimalistas para a decoração da sua casa? Separamos algumas dicas rápidas para te ajudar. Olha só!
Tenha a organização como regra principal
Os móveis precisam ser muito bem planejados, assim como sua posição dentro dos ambientes. Além disso, objetos diversos que podem prejudicar o aspecto clean precisam ser guardados em gavetas, armários, etc.
Mantenha espaços de circulação e luz natural livres
O cuidado para preservar o maior espaço de circulação possível e a difusão da luz natural são recursos chave para um ambiente minimalista bem sucedido. Aliados a linhas estreitas e simples, estes elementos trazem bons ares e conforto ao ambiente.
Quanto à iluminação artificial, o estilo não necessita de muitos candeeiros, quer seja de mesa, teto ou parede. O ideal é escolher focos embutidos, com intensidade regulada.
Escolha acabamentos polidos e reluzentes
Em ambientes inspirados na decoração minimalista, o chão normalmente é revestido por algum material que não possui quebras e é totalmente polido. O mesmo se aplica aos armários da cozinha, geralmente lacados e com um efeito glossy, enquanto as bancadas podem ter o revestimento em granito, quartzo, mármore ou outras pedras nobres.
Prefira cores sóbrias
Na hora de planejar sua decoração minimalista, tenha a paleta de cores como um grande ponto de atenção. Os tons que mais auxiliam o efeito minimalista são o branco, preto e o cinza. Também é possível incluir algumas tonalidades neutras e que remetem à natureza, como o castanho, azul e verde.
Tenha em mente que quanto maior a claridade, melhor, pois estas cores auxiliam na propagação da luz natural que engrandece o ambiente. Evite os tons mais fortes e vibrantes, pois elas tiram a calma que o estilo visa alcançar.
Complete a decoração com móveis planejados
A mobília é uma das partes mais importantes da decoração. Além de pensar na funcionalidade de cada móvel, é preciso considerar formatos, detalhes, tonalidades e outras variáveis. Preste atenção na geometria de cada objeto, de forma que sejam imponentes e não possuam muitos adereços.
Puxadores de portas, armários e gavetas também são dispensáveis. Opte por alternativas que possuam travas de segurança ou sejam de correr. Você pode evitar também as prateleiras abertas, mas caso tenha um apreço por elas, disponha poucos objetos sobre a superfície.
Incorpore eletrodomésticos e eletrônicos à decoração
Eletrodomésticos e eletrônicos são essenciais no dia a dia: o interessante é que você pode tê-los como mais um artigo decorativo no ambiente. Mesmo que você não possua uma geladeira ou uma Smart TV com um design super arrojado, lembre-se que a funcionalidade é o que prevalece nessa situação.
Além disso, ter um bom sistema de climatização também é essencial. Harmonizar ar-condicionado e decoração pode ser uma tarefa difícil, mas separamos algumas dicas nesse link 🙂
Deixe texturas e padrões de lado
Muitos estilos decorativos pedem o uso de texturas e padrões, mas no minimalista eles podem facilmente serem descartados. Sofás, tapetes e têxteis reservados ao quarto e banheiro não precisam destes padrões apenas para “preencher” o espaço. O ideal é que eles sejam lisos e suaves.
Ao todo, os materiais que são os mais utilizados na decoração minimalista são: madeira, vidro, inox, cromado, espelho, mármore e granito.
Curtiu essas dicas? Veja outros posts sobre decoração:
- Redecoração com móveis alugados;
- Decoração minimalista: dicas rápidas para aplicar na sua casa;
- Tipos de tintas e acabamentos.
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.