Quem tem filhos, sejam pequenos ou já na fase da infância, sabe o quão importante (e difícil) é mantê-los seguros e longe dos vários perigos que o lar pode oferecer. Para que você consiga cuidar da segurança e da saúde dos pequenos sem precisar mudar a decoração, confira algumas dicas simples para deixar sua casa mais segura para crianças.
Proteções e travas
Esbarrar em móveis e acabar se machucando com portas e janelas já é algo bastante comum para os adultos, imagine para as crianças. Elas são naturalmente curiosas, agitadas e cheias de energia, por isso é normal que acabem se movendo constantemente pelos ambientes da casa.
Para uma casa mais segura para crianças e evitar que os pequenos sofram acidentes e fiquem machucados, invista em proteções para as quinas dos móveis. Além daqueles modelos mais comuns, também há alguns mais criativos e estilizados, caso você queira incrementar a decoração do ambiente com uma cara mais divertida.
Outro item que sempre acaba chamando a atenção das crianças e apresenta um grande perigo para elas é a tomada elétrica. Geralmente, as tomadas se encontram ao alcance dos pequenos e possuem aquele formato que gera muita curiosidade, fazendo com que as crianças muitas vezes tentem colocar o dedo. Para evitar isso, protetores de tomada são itens essenciais.
Além disso, outros ambientes e componentes podem oferecer perigo, mesmo que você não se dê conta. Um exemplo é a privada, na qual as crianças (especialmente as mais novas) podem se machucar ou até mesmo se afogar. Aqui, outro acessório pequeno mas muito útil pode evitar que isso ocorra: uma trava para a tampa da privada pode ser muito útil em uma casa mais segura para crianças.
Redes e grades de proteção
Esses são itens fundamentais para quem tem filhos pequenos e mora em um apartamento com varanda e/ou com escadas. Usar uma rede ou grade de proteção nesses casos evita que acidentes, e até mesmo tragédias, ocorram. Em varandas, opte por redes que não possibilitem que a criança se esgueire por vãos.
Já as grades de proteção e portões de segurança devem estar no topo e no final de escadas, evitando que crianças acabem caindo ao brincar ou engatinhar próximas à ela. É importante ter atenção com os mecanismos de trava utilizados nessas grades, eles devem ser “à prova de crianças”.
Cuidados extras para uma casa mais segura para crianças
Não apenas itens de segurança são necessários para manter o bem-estar dos seus filhos, mas também adotar alguns cuidados na decoração, organização e escolha de materiais.
Decoração
Na decoração, evite ambientes com muitos móveis, especialmente nas áreas de maior circulação. Crianças são agitadas, adoram brincar, correr e se movimentar, por isso, primar por espaços que facilitam essa movimentação e, por consequência, evitam acidentes e esbarrões é uma medida prática e eficiente
Cozinha
A cozinha é outro ambiente que precisa de cuidados (redobrados), mesmo não possuindo tantos móveis. Isso porque, muitas vezes, é em algum balcão ou gabinete na cozinha que ficam armazenados os produtos de limpeza ou talheres e objetos pontiagudos e de corte, muito nocivos à saúde das crianças.
Uma mudança simples pode ajudar a evitar que seus filhos corram perigo ao entrar em contato com esses materiais: transfira os produtos de limpeza para prateleiras, armários ou balcões altos, que fiquem fora do alcance dos pequenos.
Antiderrapantes
Outro item que acaba causando acidentes, quedas e machucados é o tapete. Como já falamos antes, crianças adoram brincar e se divertir pela casa, um escorregão no tapete pode causar machucados. O risco aumenta para as mais agitadas.
O mais indicado é utilizar tapetes antiderrapantes, que garantem mais segurança, evitando que as crianças acabem caindo. Outra vantagem é que, atualmente, existe uma variedade de modelos voltados para decorar ambientes infantis que podem incrementar até o visual do quarto do seus filhos com toda a segurança ideal.
Gostou das dicas sobre deixar a casa mais segura para crianças?
Além das medidas de segurança físicas, é importante também educar as crianças sobre os riscos presentes no ambiente doméstico. É importante conversar com elas sobre os perigos de brincar com objetos cortantes, entrar em contato com produtos tóxicos, subir nas escadas sem supervisão, entre outros.
Com um pouco de atenção e cuidado, é possível criar um ambiente para uma casa mais segura para crianças, evitando acidentes e garantindo a sua saúde e bem-estar!
Esperamos que esse post tenha te ajudado em algo. Não deixe de conferir nossos outros artigos, assim como o último post sobre tipos de financiamento imobiliário.
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.