Independente se você estiver buscando pela sua primeira casa, apartamento, ou à procura de um imóvel na praia ou no campo para descansar, o financiamento de imóveis pode ser uma maneira acessível e segura de realizar esse sonho, se feito da maneira correta. Para te trazer muito mais facilidade e rapidez na hora de realizar uma aquisição dessa forma, montamos esse guia com um passo a passo sobre o que você precisa saber!
Passo a passo de financiamento de imóveis
1. Estipular um orçamento
Antes de assumir qualquer compromisso com alguma instituição financeira ou até mesmo pesquisar por apartamentos, é muito importante que você saiba exatamente qual é a sua situação financeira, analisando se ela comporta um investimento do tamanho de um financiamento residencial. Sabendo quais são os seus ganhos e gastos mensais, você tem uma ideia do valor que pode pagar nas parcelas do financiamento e, assim, evita assumir compromissos que não conseguirá quitar. Um bom parâmetro é imaginar parcelas que não superem o valor de 30% da sua renda.
2. Realizar uma simulação do financiamento
Depois de ter certeza de que você possui condições financeiras de tornar esse sonho realidade, é preciso se planejar. Além de conferir os tipos de financiamento de imóveis disponíveis no seu banco, vale a pena consultar outros (tanto particulares quanto públicos) e até mesmo construtoras, que costumam também oferecer esse tipo de aquisição, na busca pelas melhores condições.
Para facilitar esse processo, a maioria dos sites de bancos conta com ferramentas que permitem que você faça uma simulação do financiamento e, assim, tenha uma ideia de valor e número das prestações, prazo de pagamento, taxas de juros, qual a faixa de preço dos imóveis que poderá financiar etc. Portanto, vale muito a pena realizar essa simulação para ter uma ideia da probabilidade de conseguir o financiamento e em quais condições ele ocorreria.
3. Procurar por apartamentos
Agora que você já tem uma ideia do seu orçamento, de quanto seria o seu crédito e do perfil de residência que tem direito no financiamento de imóveis, já pode procurar por apartamentos que se enquadrem na sua realidade. Além de avaliar a qualidade de vida que seu novo lar pode proporcionar (localização, infraestrutura da região, segurança do bairro etc), escolha tendo o cuidado de não ultrapassar muito o valor projetado na simulação de financiamento.
Esse detalhe pode agilizar e facilitar o processo já que, dependendo dos seus ganhos, o banco ou outra instituição financeira irá estipular a porcentagem do imóvel que será financiada (que pode variar de 70% até 100%) e o valor do imóvel. Por exemplo, após avaliar sua situação financeira, o banco pode fornecer um financiamento de 80% para um imóvel com valor máximo de 150 mil reais; nesse caso, se os imóveis pelos quais você mostrou interesse não se encaixarem nessa faixa de preço, ele seria rejeitado e você precisaria indicar outro.
4. Solicitar o financiamento
Depois de bastante planejamento e pesquisa, é chegada a hora de finalmente iniciar o financiamento propriamente dito. Vá até o estabelecimento financeiro que você escolheu e dê entrada na papelada, que não é pouca. A burocracia envolvida nesse tipo de aquisição é bastante grande e, muitas vezes, é o comprador que precisa arcar com os custos da papelada, por tanto, leve isso em conta ao planejar o financiamento.
De forma geral, você precisará de documentos como RG, CPF, comprovante de estado civil e comprovante de renda. No entanto, a documentação pode variar bastante de acordo com o banco, por exemplo. Então, informe-se sobre isso no site da instituição antes de iniciar o financiamento de imóveis.
Iniciado esse processo de pedido do financiamento, seu crédito será avaliado. Além disso, será avaliada a sua situação legal (eventuais processos, dívidas com a receita federal etc) bem como do vendedor do imóvel, seja uma pessoa ou uma empresa. Depois de um certo prazo, você será notificado se seu financiamento foi aprovado (ou não) e quais serão as condições de pagamento. É então chegada a hora de confirmar o financiamento.
-> Confira 4 dicas para financiar um imóvel!
5. Assinar o contrato
Essa é a última etapa do processo de contratação do financiamento de imóveis. Depois de todas as condições acertadas, você assina o contrato assumindo o compromisso de arcar com as parcelas dessa forma de aquisição. Uma dica para reduzir esses pagamentos mensais é dar uma boa entrada no imóvel.
Por ser um compromisso legal, é claro que você precisa ter muita atenção com o contrato e cada item que consta nele. O ideal é não assinar na mesma hora em que o contrato for disponibilizado, e primeiro analisá-lo com calma na companhia de um advogado da sua confiança. Depois de se assegurar que está tudo correto, sele o acordo, só tenha muita atenção e planejamento para quitar as parcelas sem atrasos ou dívidas, pois isso pode acarretar na perda do imóvel.
Entendeu como funciona?
Esse é, de forma geral, o processo de como funciona o financiamento de imóveis. Claro que diferenças podem ocorrer de acordo com a sua renda, a instituição financeira escolhida, tipo de imóvel que pretende financiar e até mesmo o mercado financeiro brasileiro – com a mudança de taxas e juros gerais, por exemplo. Mas, seguindo esse roteiro, você já tem mais informações para dar o pontapé inicial em busca do seu tão sonhado apartamento próprio!
Lucas trabalha na comunicação da Red Ventures, um grupo multinacional de empresas voltadas para o segmento de finanças pessoais, investimentos e economia.