Você já acordou com aquela sensação latejante e desconfortável na cabeça, como se o martelo pneumático do vizinho tivesse se mudado para dentro do seu crânio? Se sim, você não está sozinho. Muitas pessoas lutam contra a dupla inimiga: a insônia e a dor de cabeça. Mas será que dormir mal da dor de cabeça ou alguma consequência? Adivinha?
A resposta é: as duas coisas! Vamos te explicar essa relação complicada e te dar dicas para quebrar esse ciclo vicioso do sono ruim e as dores de cabeça chatas.
Quebrando o ciclo vicioso do sono ruim
Já imaginou seu corpo e sua mente como uma bateria? O sono é o carregador que repõe a nossa energia. Quando a bateria está fraca, ficamos cansados, irritados, e adivinha? Mais suscetíveis à dor de cabeça. Mas a relação entre sono e dor de cabeça vai além disso. É uma verdadeira via de mão dupla. Dormir mal da dor de cabeça, e a dor de cabeça pode atrapalhar o sono. Vamos entender melhor essa conexão para que você possa finalmente ter uma noite tranquila e livre de dores.
Não é segredo que dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e mente. Dormir pouco ou mal acaba atrapalhando o nosso dia, nos deixando mais cansados e menos produtivos. Mas, uma noite mal dormida pode ir bem além do cansaço…
Os distúrbios do sono estão super relacionados às dores de cabeça. Dores, em geral, afetam a qualidade do sono, mas o contrário pode acontecer também¹. Então, uma noite mal dormida pode ser responsável por uma enxaqueca daquelas…
Afinal, por que o sono é tão importante para fugir das enxaquecas?
As enxaquecas podem surgir da falta ou fragmentação do sono¹, aquele em que a gente fica acordando o tempo todo. Essas dores relacionadas à qualidade do tempo que dormimos podem surgir por causa de diversos fatores. O mais comum é que os distúrbios de sono sejam causados por mudanças no nosso relógio biológico, também chamado de ritmo circadiamo³.
Quando esse ritmo sofre alterações, os horários do nosso sono ficam alterados. Os estados de alerta e de descanso da gente se invertem, ou seja, a gente acaba dormindo bem mais tarde do que deveria, ficando super cansados pela manhã³. Alguns estudos relacionam esse distúrbio à alterações do nível de melatonina no organismo¹.
Melatonina, o hormônio do sono
Sem ela no nosso corpo, nosso reloginho biológico fica todo alterado e aí surge aquela dificuldade em conseguir dormir cedo³. Diversos estudos mostram que a baixa no nível de melatonina e as dores de cabeça estão relacionadas². Os efeitos desse hormônio no nosso corpo indicam que ela pode ajudar na redução da enxaqueca².
Cuide do seu sono
Agora que você sabe que dormir mal da dor de cabeça, deu para perceber o quão importante é cuidar do sono, né? Aí vão algumas dicas para você dormir melhor.
- Sabe quando os pais estipulam horário para os filhos irem dormir? Faça isso consigo mesmo. Determine um horário de dormir, levando em consideração que o recomendado é que tenhamos cerca de 8 horas de sono diário.
- Prepare o ambiente antes de dormir: momentos antes de dormir desligue todos eletrônicos, como computadores e celulares, e diminua as luzes do ambiente.
- Você também pode ler um livro, tomar um bom banho ou qualquer outra coisa que relaxe seu corpo e mente.
- Ficar atento à validade do colchão também é super válido.
Criando uma rotina regular de sono
Nosso corpo funciona melhor com rotinas. Estabeleça um horário para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana. Isso ajuda a regular o relógio biológico e prepara o corpo para o sono na hora certa.
Dicas para um ambiente favorável ao sono
- Temperatura: O quarto deve estar fresco e agradável. Evite temperaturas muito quentes ou muito frias.
- Escuridão: A escuridão estimula a produção de melatonina, o hormônio do sono. Invista em cortinas blackout para bloquear a luz externa.
- Silêncio: Ruídos barulhentos atrapalham o sono. Se necessário, use um tapa- ouvido.
- Conforto: Invista em um colchão confortável e macio, e roupa de cama respirável.
Entendeu que dormir mal da dor de cabeça?
Viu como sono e dor de cabeça estão intimamente ligados? Cuidando do seu sono, você estará cuidando também da sua saúde cerebral e evitando aquelas dores chatinhas na cabeça. Não deixe a insônia e a dor de cabeça roubarem o seu sono. Coloque as dicas em prática do nosso artigo sobre se dormir mal da dor de cabeça e tenha noites de sono restauradoras para acordar bem-disposto e sem dor!
Agora que você leu nosso conteúdo e sabe que dormir mal da dor de cabeça, e se você sofre com isso, confira nosso outro conteúdo com opções de chá para dor de cabeça para ajudar!
Referências:
- Yagihara F, Lucchesi LM, Smith AKA, Speciali JG. Primary headaches and their relationship with sleep. Sleep Sci. 2012; 5(1): 28-32.
- Peres MFP. Melatonina, aminoácidos e a fisiopatologia da enxaqueca: a ponta ou o fragmento do iceberg? Migrâneas cefaléias. 2005 jan/fev/mar; 8(1): 16-19.
- Rovers J, Smits M, Duffy JF. Headache and Sleep: Also Asses Circadian Rhythm Sleep Disorders. Headache®. 2014; 53(1): 175-177.
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.