Praticamente todos os dias sofremos com o estresse, seja no trânsito, no trabalho ou até mesmo em casa. Além de afetar nosso emocional, o estresse está relacionado à nossa saúde física e pode até causar dores abdominais ¹. Confira algumas dicas para relaxar e evitar o estresse e o desconforto abdominal.
O estresse e as dores abdominais: Relaxe para evitar o desconforto abdominal
Você sabia que o estresse pode gerar dores abdominais? ¹
Na prática, o estresse promove reações bioquímicas do nosso organismo causadas por mudanças no humor, no estado mental e até no estado físico¹. Essas reações podem acontecer quando uma pessoa se sente irritada, com medo, animada ou confusa. Portanto, o estresse é composto por fatores físicos e psicológicos e está diretamente ligado à nossa saúde e bem-estar ¹.
Entre os vários problemas que o estresse pode causar estão as dores abdominais ¹. Para evitar o estresse e o possível consequente desconforto abdominal causado por ele, relaxar e aliviar a tensão podem ser boas alternativas. Mas lembre-se, essas técnicas aliviam o estresse, portanto, só podem ajudar a evitar o desconforto abdominal se ele for gerado pelo estresse.
Pratique exercícios físicos regularmente
Além do benefício físico, a prática regular de exercícios melhora nosso psicológico e diminui os níveis de ansiedade, depressão e raiva, sintomas do estresse ².
Atividades aeróbicas, como: caminhadas, natação, dança e yoga são as mais indicadas, pois ajudam o corpo a relaxar ².
Técnica de respiração para relaxar
Além de poder causar dores abdominais, o estresse gera algumas alterações no nosso corpo ³, como:
- aumento da pressão arterial ³,
- tensão muscular ³;
- aumento das frequências respiratória e cardíaca ³.
Por isso, concentrar-se na respiração é uma técnica que ajuda a retomar a consciência do próprio corpo, fazendo com que a mente e o corpo relaxem . Experimente!
Que tal aprender um exercício super legal que te ajuda a aliviar a tensão e o estresse? A técnica é chamada de “4-7-8 technique” e é super rápida e fácil de fazer.
- mantenha a boca fechada e inspire pelo nariz, contando até 4;
- segure a respiração e conte até 7.
- expire totalmente o ar pela boca, contando até 8.
Repita os passos 4 vezes e relaxe.
Reserve tempo para coisas que você gosta
Praticar atividades que te dão prazer é uma boa maneira de relaxar. Vá ao cinema, saia com amigos, passe mais tempo com a família ou leia um livro, por exemplo.
Faça coisas que goste e que te façam bem. Assim relaxar e aliviar o estresse fica mais fácil.
Referências:
- Lipp MEN, Arantes JP, Buriti MS, Witzig T. O estresse em escolares. Psicol. Esc. Educ [Internet]. [fonte]
- Nunomura M, Teixeira LAC, Caruso MRF. Nível de estresse em adultos após 12 meses de prática regular de atividade física. Rev Mackenzie de Educação Física e Esporte [Internet]. [fonte]
- Neves Neto AR. Técnicas de respiração para a redução do estresse em terapia cognitivo-comportamental. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo [Internet]. [fonte]
Gerente de Mídia na Paim United Creators, com 9 anos de experiência em planejamento e gerenciamento de mídia para clientes como Renner BR e Ensino Einstein. Profissional versátil, já atuou como Analista de Links Patrocinados e Web Writer na Mateada e Senior Media Analyst na Cadastra.